Benefícios

Gestão do conhecimento nas organizações

23 de novembro de 2020

Hoje a principal ferramenta de trabalho dentro das organizações é o conhecimento individual e coletivo. A gestão do conhecimento pode ser aplicada em organizações de qualquer nível e segmento, pois a prática no compartilhamento de conhecimento pode gerar otimização de processos e tempo, além de incentivar a inovação de novos procedimentos que sejam mais rápidos e eficazes.

O que é a gestão de conhecimento?

É estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Inovar e aprender para integrar equipe de todos os departamentos, afim de agregar novos conhecimentos.

Se fizermos uma breve análise da quantidade de conhecimento é necessário para que uma empresa funcione, fica praticamente impossível de realizar está mensuração. Por isto que é de grande importância as empresas promovam a gestão de conhecimento de entre seus colaboradores, utilizando a interação entre diversos departamentos para compartilhar aprendizagem.

Antigamente com o pensamento engessado muitas organizações deixavam apenas um colaborador responsável pelo conhecimento de suas funções. Mas o que fazer quando esse colaborador estiver ausente ou se desligado da empresa? Não podemos depender de apenas um funcionário para dar continuidade em suas funções. Assim vemos como é de suma importância o compartilhamento da aprendizagem.

Na gestão de conhecimento todos os funcionários da empresa devem ser envolvidos, desde os níveis operacionais até os gerenciais. Pois a troca de conhecimento irá colaborar no crescimento e desenvolvimento de toda a equipe.

Mas o grande desafio das empresas é como fazer para que esse conhecimento seja transmitido para todos. A peça-chave para este quebra cabeça é o departamento de RH, que pode contribuir com treinamentos, palestras, workshop entre outro com foco na gestão do conhecimento.

*Por Nathasha Conte, da Conte RH, parceira do Sindilojas-SP. Conheça mais AQUI.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?