Câmara Setorial de Pet Shop

Governo de SP sanciona Lei que veda acorrentamento de Pets

28 de agosto de 2025

Nova lei em São Paulo proíbe acorrentar animais de estimação e prevê punições por maus-tratos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a lei que proíbe o acorrentamento de animais domésticos no estado. A norma foi publicada no Diário Oficial no último dia 25 de agosto.

A lei veda o uso de correntes, cordas ou objetos semelhantes para prender cães e gatos, assim como a manutenção dos animais em espaços considerados inadequados. Esses locais são definidos como qualquer ambiente que coloque em risco a saúde ou a vida do animal, que não tenha dimensões compatíveis com seu porte ou que desrespeite regras de bem-estar.

Excepcionalidades

Em situações excepcionais, quando não houver outro meio de contenção, o uso temporário de correntes do tipo “vaivém” será permitido, desde que sejam cumpridas exigências, como:

  • área com espaço suficiente;
  • coleira adequada ao porte (vedado o uso de enforcadores);
  • fornecimento de água potável e alimentação;
  • proteção contra chuva, frio ou calor excessivos;
  • higiene do local e do animal;
  • segurança contra outros animais agressivos ou doentes.

Punições

O não cumprimento da lei pode resultar em punições previstas na Lei nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais. O artigo 32 estabelece que atos de maus-tratos, abuso ou mutilação de animais — sejam eles domésticos, silvestres ou exóticos — podem gerar detenção de três meses a um ano, além de multa.

O Sindilojas-SP possui Câmaras Setoriais de Lojistas da sua atividade econômica, sendo o seu espaço para discutir e e encontrar soluções para os problemas que afetam o setor e a sua empresa.

A Câmara Setorial de Pet Shop contribui para promover a discussão produtiva e o estudo de meios que visam estimular o crescimento das empresas do segmento, integrando os interesses do empresários lojistas com suas experiências profissionais!

Para saber mais sobre a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP, e como participar dos trabalhos, entre em contato conosco no telefone 11 2858 8400 ou pelo formulário faleconosco  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402