COVID-19

Governo de SP vai certificar empresa que testar para identificar covid-19

24 de junho de 2020

Reprodução do Diário do Comércio | Por Renato Carbonari Ibelli 22 de Junho de 2020 às 14:11

O Governo do estado de São Paulo vai emitir um certificado para empresas privadas que implantarem testes que identifiquem possíveis casos de covid-19 entre seus funcionários, parceiros comerciais e clientes.

A medida busca ampliar o programa de testagem do estado, o que ajudaria a avaliar a evolução da epidemia. Hoje São Paulo possui 221.973 casos de covid-19 confirmados, com 12.634 mortes. O interior passou a ser o epicentro da epidemia no estado, superando a capital em 14% no número de registros de novos casos na última semana.

O certificado não está atrelado a nenhum benefício à empresa. Segundo Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, o selo apenas garante transparência e um padrão à política de testagem. “Era uma demanda das próprias empresas. Muitas já tinham adquirido testes e pediam orientação para realizarem a testagem de maneira adequada”, disse a secretária em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 22/06.

O objetivo da testagem em São Paulo é identificar casos ativos da doença, por isso o selo será emitido para as empresas que fizerem testes de RT-PCR, que confirma a presença do vírus no corpo, e não para testes sorológicos isolados, que identifica a presença de anticorpos entre aqueles que já superaram a doença.

O governo do Estado orienta as empresas interessadas no certificado a apresentarem seus planos de testagem e se inscreverem no programa de certificação a partir de primeiro de julho por meio de plataforma que será disponibilizada pelo Instituto Coalizão Saúde.

Entre as informações necessárias está a comprovação de que os testes foram adquiridos ou realizados por serviços laboratoriais competentes. O selo será emitido a partir de agosto, depois de avaliação por um comitê técnico.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?