Câmara Pet Shop

Groomer: aspectos do desenvolvimento da profissão

7 de março de 2023

Groomer, expressão em inglês para designar a tarefa de tosador, é um ofício em alta no mercado Pet e, em função disso, é importante conhecer os aspectos do desenvolvimento da profissão e a sua importância no segmento 

Apesar da tradução literal em português, muitos creditam ao groomer apenas profissionais com títulos de reconhecimento e vitórias em competições, mas isso não passa de mito. Na verdade, há groomers com maior grau de conhecimento, e outros, com menor.

Diante dessa informação, é natural imaginar que o mercado está repleto de groomers/tosadores, mas a realidade é bem diferente. O que se vê hoje, é um baixo número de profissionais devidamente capacitados e/ou cientes de informações importantes sobre saúde animal e especializações sobre cortes específicos.

Por isso, os tópicos que seguem abaixo representam o passo a passo para se destacar da concorrência e explorar tendências que devem balizar as atividades dessa profissão em crescimento constante.

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Capacitação

A primeira e mais importante dica é que o profissional invista na sua capacitação, procurando cursos de especialização, que possibilitem o acesso a valiosas informações e treinamentos direcionados.

Para quem está começando, essa tarefa tende a ficar mais fácil, pois as informações estão muito mais disponíveis e acessíveis. Cursos de raças específicas ou sobre conhecimentos de estrutura são importantes, tanto quanto cursos de tosa.

Conhecimento do mercado

O segundo ponto muito importante diz respeito a valorização do conhecimento e da profissão, em que o entendimento da parte conceitual e a importância dela na aplicação prática tem grande relevância para um trabalho exitoso. Nesse sentido, será possível compreender que a função do groomer vai além da parte estética, como, por exemplo, o discernimento em relação à tosa higiênica proporcionando o bem-estar animal, pois provoca a redução do calor e a diminuição do risco de machucados ou ferimentos provocados por nós em pelos e unhas compridas, além da higienização das orelhas como forma de evitar inflamações ou doenças.

Um outro fator importante é procurar desenvolver uma boa relação com os tutores dos animais, para a abertura de um canal de diálogo livre, com o objetivo de colher informações a respeito das particularidades do pet, tais como alergias ou problemas recentes, evitando, assim, imprevistos que possam comprometer o bom desenvolvimento do trabalho. Por outro lado, é necessário, também, estar alerta, pois há doenças que o animal pode desenvolver em função de um trabalho mal realizado, por um profissional sem a devida qualificação,  como a alopecia pós tosa, que proporciona uma série de problemas com o crescimento do pelo. A falta de higiene com os aparelhos, o corte errado das camadas de pelo e as peculiaridades de cada raça podem minar a carreira de um groomer.

Qualidade e reputação

Para os empreendedores de Pet Shops, é necessário ter em mente que se deve praticar uma política de preços consonante com as médias de mercado, pois, muito mais importante do que os valores dos serviços, em si, é oferecer um atendimento de qualidade, em virtude da construção de uma relação de confiança.

Outro ponto que merece atenção é a necessidade de cuidar da reputação do seu negócio nas redes sociais. Com o fácil acesso à informação, os tutores buscam opiniões de conhecidos e reputações na internet para se certificar que o seu bichinho estará em um local de qualidade.

Possibilidades de mercado

Estar de olho nas tendências de mercado é fundamental para a exploração de todas as possibilidades. Nesse sentido, o destaque vai para tosas específicas de Spitz Alemão, Schnauzer, Lhasa Apso, Poodle, Shih-tzu, Maltês e Yorkshire. Mas o segmento que promete crescer nos próximos anos é a tosa em gatos, que está proporcionalmente ligado aos registros do crescimento da presença de felinos nos lares brasileiros.

Diante dessa nova realidade, é muito importante buscar informações sobre essa possibilidade, especialmente no que diz respeito ao universo particular dos gatos, que possuem um comportamento distinto em relação aos cães. Por isso, a experiência com o tosador deve ser tranquila, para não traumatizar o animal.

Além da carência, há diversas possibilidades de atuação, pois, além da tradicional colocação no segmento da estética, o groomer também pode atuar no transporte de animais (táxi dog) ou até na recepção, visto que são locais que recebem os animais e proprietários, buscando os serviços de banho e tosa.

Central de Compras Pet Shop

Inscreva-se e venha conhecer essa super novidade para aproveitar todo o potencial da ferramenta para sua loja, adquirindo produtos da indústria Pet com descontos incríveis! Clique aqui e saiba mais! 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?