Notícias

Jornal do Empreendedor: “Atitudes que amenizam a crise”

26 de fevereiro de 2016

Fonte: Jornal do Empreendedor

A previsão do PIB brasileiro para 2016 seguirá a trajetória negativa de 2015, conforme estimativas do Banco Central, sendo o terceiro ano consecutivo de queda; de acordo com o FMI a retração deverá ser de 3,5% nesse ano, o segundo pior resultado do mundo, superando apenas a Venezuela. Dados oficiais do IBGE demonstram um índice de desemprego próximo dos 8,4%, número ainda maior segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV): 10%.

Um estudo do banco Credit Suisse aponta para um período de três anos seguidos de retração, fato inédito no País – o marco teria sido entre 1930-1931 quando houve dois anos de retração em função da quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Qual é o melhor remédio para o empresário vencer uma crise? O caminho é cuidar cuidadosamente dos principais aspectos do seu negócio, ou seja: gestão. Confira a seguir três táticas que valem a pena ser consideradas:

Descomplique a gestão do seu negócio

Tarefas burocráticas que tomam muito tempo podem ser automatizadas. Planilhas de excel são muito suscetíveis ao erro e o ideal é fazer controles em um Sistema Integrado de Gestão (SIG). Use gráfico na medida certa: eles precisam ser precisos para mostrar visualmente a situação dos aspectos mais importantes para o seu negócio. Tome decisões respaldadas por dados.

Use as melhores práticas de gestão

Pode parecer óbvio – e na verdade é! Mas muito se falha nesse aspecto: uma vez que o empreendedor criou ou contratou um sistema que descomplique a gestão, é preciso ter em mente que tal sistema precisa ser utilizado com disciplina. Um bom Sistema Integrado de Gestão vai permitir ao empreendedor tornar-se um gestor profissional, liberando tempo e energia para que ele cuide do que realmente importa.

Conte com um time de experts

Pedir conselhos é uma orientação bíblica. A figura do conselheiro faz parte da história e a literatura de negócios e gestão sempre recomenda contar com a visão de alguém de fora, mas com experiência em negócios. Existem várias maneiras de montar uma rede conselheiros. Grupos nas ACIs e CDLs pelo Brasil, Sebrae, encontros de empresários e executivos são caminhos possíveis.

Adotar um bom Sistema de Gestão Integrado é uma medida que viabiliza a prática dessas três atitudes. No Brasil uma empresa vem se destacando por ajudar milhares de pequenos empreendedores a terem ainda mais sucesso na gestão de negócios é a ContaAzul, sediada em Joinville (SC). O sistema é muito recomendado pois:

— Foi criado para simplificar a gestão, automatizar tarefas repetitivas, minimizar o tempo gasto com burocracia e aumentar a produtividade dos empreendedores;

— Feito para ser fácil de usar, com foco na experiência dos usuários e na maximização de ganhos dos clientes;

— Oferece um time de experts em negócios que aconselham os clientes;

— Tem um preço super justo e ainda permite teste gratuito.

A crise está aí. Não se trata de ser pessimista, pouco pode ser feito para mudar a realidade a não ser encarar a situação e colocar a mão na massa! A questão é estar o mais preparado possível para as adversidades. Com certeza esse cenário produzirá excelentes gestores e empreendedores mais competitivos.

MAIS NOTÍCIAS

 

 

 

 

 


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?