Câmara Pet Shop

Maior prazo para afixação de certificação em banho e tosa

26 de setembro de 2019

Entidade explica motivos para ser parcialmente contra Projeto e solicita dilação do período

O Projeto de Lei (PL) 440/2017, do Vereador Jair Tatto (PT-SP), quer tornar obrigatória a afixação de comprovante de capacitação profissional de tosador e banhista nos estabelecimentos de higiene e estética de animais domésticos. Após análise, o Sindilojas-SP encaminhou ofício ao parlamentar solicitando alteração parcial do PL.

Por esforço e atuação do sindicato, o PL em questão já foi modificado e não exige mais que os cursos tenham reconhecimento oficial e registro na autoridade sanitária competente, mas ainda solicita um curto prazo – de 180 dias – para adequação dos lojistas.

“ Entendemos que o prazo estipulado de 180 dias a partir da assinatura da Lei é muito curto para o devido ajustamento, principalmente dos pequenos estabelecimentos. Por isso, solicitamos que esse prazo seja 360 dias (12 meses)”, esclarece Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

Como conhecedor do dia a dia do segmento pet, o Sindilojas-SP entende que a realidade dos banhistas e tosadores que estão atualmente no mercado de trabalho, são de profissionais habilitados por experiência e não é incomum excelentes tosadores disputados pelas pet shops não possuírem qualquer certificação. “A situação acima descrita trata-se de uma característica do segmento e não pode ser ignorada. A profissão não é regulamentada e a exigência de comprovação de capacitação num prazo tão restrito, iria gerar grande desemprego aos atuais profissionais que seriam impedidos de exercer suas funções”, complementa o presidente.

O Sindilojas-SP reforça que apoia iniciativas que primam pela proteção e respeito aos animais, como a do referido Projeto de Lei, mas com ressalva para a exigência de comprovação de capacitação num prazo tão restrito, que poderia até gerar grande desemprego aos atuais profissionais que seriam impedidos de exercer suas funções.

Câmara de Pet Shop

Por meio de uma coordenadoria atuante, um conselho consultivo formado por profissionais do ramo, e uma estrutura adequada para atender toda a demanda desse segmento na capital, a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP está à disposição de todos os empresários pets, dedicados ao crescimento organizado e eficiente desse mercado tão promissor.

 

Para saber mais sobre esse projeto ou sobre a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP, entre em contato no telefone 11 2858 8400 ou email: faleconosco@sindilojas-sp.org.br

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?