Gestão Empresarial Lojista

Mix de Produtos para Loja Virtual: variedade ou quantidade?

31 de julho de 2020

Por Marcio Eugênio – especialista em e-commerce

Você quer criar uma loja virtual, mas ainda não tem certeza do que vai vender. Nesse momento de montar o seu projeto, podem surgir muitas dúvidas, principalmente sobre o Mix de Produtos: quantos produtos vender, quais produtos escolher, optar por uma grande variedade ou por criar um bom estoque de poucos produtos?

Muita gente acha que pra ter uma loja virtual de sucesso, precisa ter uma grande variedade de produtos. Acreditam que ter várias categorias e vários itens em cada categoria pode atrair um público mais diverso, e assim, vender mais.

Mas essa nem sempre é a melhor opção, especialmente se você está começando. Se você está iniciando seu negócio e tem um orçamento limitado, um mix de produtos muito variado pode ser ruim para o seu negócio. Escolher menos produtos pra vender, e criar um bom estoque deles é uma opção mais adequada.

Acompanhe nosso texto pra conhecer alguns motivos para não ter uma grande variedade de produtos.

Limite de caixa

Geralmente quando você está começando, não tem muito dinheiro pra investir. E então surge a dúvida sobre comprar poucos produtos e um estoque grande, ou muitos produtos com poucas unidades no estoque.

Nesse caso, o melhor é optar por poucos produtos com estoque grande. Se optar por mais variedade e uma quantidade menor de cada item, corre o risco de vender mais peças do que tem em estoque de algum produto, e demorar a repor.

Também pode ficar com estoque “encalhado” de algum produto que não vendeu bem, e ter que arcar com esse custo que não gerou o retorno esperado.

O ideal é que você identifique o produto que mais tem saída, ou que tem maior potencial de vendas, e tenha um bom estoque, pra diminuir o risco de perder vendas ou ter prejuízo.

Negociação

Quando você compra um produto em maior quantidade, você consegue negociar melhores preços e condições de pagamento.

Pro seu fornecedor, também é mais interessante fazer um pedido de um produto com 100 unidades, do que 100 produtos com uma unidade. Ele pode conseguir vender por um preço menor, em decorrência da maior quantidade.

Então você pode direcionar melhor o seu investimento, reforçar o estoque do seu produto que mais vende, consegue melhores condições na compra desses itens, podendo oferecer um preço competitivo pro seu público, e melhorando sua margem de lucro.

Esforço para o mix de produtos

Cadastrar produtos de maneira correta e bem feita dá trabalho.

Você precisa tirar fotos boas, que mostrem bem o produto, fazer vídeos mostrando as funcionalidades e benefícios.

Criar uma boa descrição, bem explicada. Respondendo as dúvidas dos clientes, explicando as características do seu produto, falar dos detalhes, das qualidades, das coisas que tornam seu produto único, mostrar pro seu público os diferenciais, etc.

E dependendo do produto, tem que cadastrar variações, como tamanhos e cores diferentes de uma mesma peça de roupa.

Fazer tudo isso com meia dúzia de produtos dá trabalho, agora imagina fazer isso com 50.

Com menos produtos, você consegue se dedicar mais pra cadastrar cada produto, e criar imagens e descrições mais completas e atrativas.

Torne-se especialista

Se você tem uma muitos produtos, talvez não consiga trabalhar bem nenhum deles. Pode ter fotos, descrições, atendimento e conhecimento rasos e não tão bons sobre todos eles.

Com poucos produtos – especialmente se forem do mesmo nicho, como roupas femininas, produtos esportivos, etc -, você consegue se tornar especialista no seu nicho de mercado e nos seus produtos.

Você adquire mais conhecimento sobre o produto, e consegue falar dele com maior propriedade. Pode se tornar uma autoridade no mercado, sendo reconhecido como referência de qualidade.

Com isso, você consegue vender um produto com alto valor agregado, mesmo que seu preço seja um pouco superior ao dos concorrentes.

Anúncios

Quando você tem vários produtos na sua loja, tem que fazer um número muito grande de anúncios diferentes, com conteúdos diferentes, e muitas vezes pra públicos diferentes.

Além de dar mais trabalho, por ter que dividir o orçamento em muitas campanhas, a performance pode ser prejudicada, e os anúncios podem não dar o retorno desejado.

Com um mix de produtos menor, mais coeso, você tem um público-alvo mais selecionado, com um perfil similar.

E você pode criar anúncios sobre os mesmos produtos, com formatos e abordagens diferentes, aumentando as chances deles serem eficazes.

Pode distribuir os anúncios para um público maior também, mostrar mais vezes, atingir mais pessoas, e assim ter mais chances e converter.

Ou seja: você consegue distribuir uma quantidade maior de anúncios, para mais gente, de uma forma mais efetiva.

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações e ao melhor conteúdo sobre e commerce do Brasil.

Até a próxima, e partiu vender!

 

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