COVID-19

O impacto do Coronavírus no setor de contabilidade

12 de novembro de 2020

No início do ano, o mundo foi assombrado pelo Coronavírus. Uma situação que nunca tínhamos vivenciado, acompanhado em seguida do fechamento dos estabelecimentos de negócios, indústrias, comércios e prestadores de serviços.

Os índices de contaminação aumentando diariamente, quase que mundialmente, e aí surgem duas grandes preocupações: “preservar vidas e empregos”.

No setor de contabilidade, logicamente, não foi diferente. As empresas contábeis se viram impossibilitadas do trabalho in loco. Porém, o cumprimento da obrigação principal e das obrigações acessórias perante o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal em nada foi alterado – ou ao menos prorrogados os prazos de vencimento. Na área Federal tivemos diversas prorrogações.

A opção, como na maioria dos segmentos, foi a trabalho home office, com início imediato, de um dia para o outro, sem que as empresas contábeis tivessem preparadas para essa, que era para muitos, uma nova modalidade de trabalho.

As empresas tiveram que tomar decisões de súbito, com a preocupação maior no momento que era “preservar vidas e empregos”, mas reconhecendo que o trabalho não poderia parar totalmente.

Aliada a essa celeuma toda, tínhamos outra questão preocupante, que era o tempo de duração do isolamento pessoal e profissional, que até então parecia ser por um pequeno período, pois inclusive os decretos governamentais para o isolamento eram para prazos curtos, o que naturalmente nos criavam expectativas de que brevemente essa situação terminaria.

Transcorridos oito meses, ainda vivemos a situação de pandemia – em níveis bem menores – e ainda temos que tomar os cuidados devidos, pois na Europa estamos vendo alguns países retrogradarem ao isolamento social.

Achamos que para o setor de contabilidade houveram vários impactos e conscientizações.  Primeiro que a contabilidade é uma grande parceira das empresas, pois se depararam com diversas novas situações, mudanças na legislação no menor tempo possível para serem aplicadas e tendo a contabilidade que dar o suporte necessário para as empresas. Muito se tem noticiado que empresas estão encerrando as suas atividades por dificuldades financeiras, e a contabilidade pode ser uma grande aliada das empresas fornecendo indicadores econômicos e financeiros para a tomada de decisões assertivas, e por fim, o trabalho home office que era iminente, e hoje uma realidade bastante presente no nosso dia a dia e que muitas empresas continuarão adotando após a pandemia.

Por LUNE Assessoria Contábil S/S Ltda

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?