COVID-19

O novo nada normal

15 de julho de 2020

A impressão é que o pior já passou e o mundo incorporou um novo conceito:  AC – Antes do Coronavírus e DC – Depois do Coronavírus no ano de 2020.

Sabemos que nada será como antes, mas a vida continua e para ela continuar a economia também merece atenção. Imaginamos que a tranquilidade plena e tão desejada só será atingida com a vacinação em massa, e que sabemos que é um sonho muito remoto para que seja feita ainda esse ano.

O comércio, que é nosso meio de vida, tem sido drasticamente afetado e precisa se reinventar nos próximos meses. Nesse período de reabertura das atividades comerciais percebemos que todos estão temerosos pela retomada, seja pela garantia de saúde, seja pela contenção de gastos pessoais por parte do consumidor, ou por não saber quando tudo isso definitivamente não seja mais a pauta do dia nos noticiários diários.

Os clientes ainda estão se adaptando à possibilidade de compras e os funcionários das lojas sabem que precisam superar situações adversas para poder manter os empregos.

Nos parece que em São Paulo a pandemia atingiu tudo e todos com diferentes níveis de impacto de acordo com as distintas realidades geográficas, econômicas e sociais dessa grande cidade.

O Plano São Paulo, adotado pelo Governo Estadual, vem demonstrando pelos números apresentados nas coletivas diárias que estamos numa estabilidade com a doença na nossa cidade, logicamente, com o grau de planejamento e programas de ação adotados. Tudo isso na esfera pública.

No ambiente privado, dos negócios e das empresas, além da preocupação primeira de cuidar das pessoas e do caixa, passado os primeiros momentos de ajuste e adaptação à nova inevitável realidade, é tempo de repensar quase que absolutamente tudo. Pessoas, estoque, custos, preços, vendas, marcas, estratégias, empréstimo, tributos para submeter cada ponto da equação dos negócios à necessária revisão para considerar impactos de curto, médio e longo prazo.

O Sindilojas-SP sabe que os problemas são muitos e as soluções escassas. Dessa forma, nossa maneira de contribuir nesse momento foi a de nos superarmos ainda mais e desenvolver por meio de nossas consultorias e atuação da diretoria, saídas práticas aos nossos representados e que trouxessem resultados positivos. Temos matérias, artigos e vídeos pontuais sobre todas as áreas necessárias para enfrentamento dessa crise de saúde. Sem contar na nossa busca incessante por isenções ou parcelamentos dos impostos que não conseguimos que fossem postergados ainda (acesse AQUI esses conteúdos).

Queremos estar ao lado dos empresários para ajudar no processo do que, inevitavelmente, será uma reconstrução em larga escala, passado o período mais agudo da crise. Conte com nossos profissionais das áreas jurídica, contábil, marketing e produtos.

Procure participar mais ativamente enviando sugestões de temas ou problemas que estão afetando seu empreendimento. Participe pelo faleconosco@sindilojas-sp.org ou então pelo nosso Whatsapp 11.2858-8402.

 

Ruy Pedro de Moraes Nazarian
Presidente do Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?