Gestão

Olimpíadas 2016: como se preparar para atender melhor os turistas

26 de fevereiro de 2016

 

Fonte: www.centrobritanico.com.br

O ministério do turismo espera que cerca de seis milhões e quinhentos mil turistas venham ao Brasil em 2016. Esse número será alavancado pelas olimpíadas que será sediado no Rio de Janeiro. Porém, há fortes razões para acreditar que os turistas não ficarão somente no Rio de Janeiro, devido ao grande potencial turístico brasileiro. Turistas significam maior projeção internacional do Brasil e também oportunidades de negócios. Nesse ínterim, falar inglês, considerada a língua global, é essencial.

Porém, falar inglês é um desafio para a maioria. Dados otimistas indicam que apenas 5% dos brasileiros falam inglês fluentemente. Ou seja, descontando aqueles que têm conhecimento intermediário ou básico, cerca de 90% da população irá recorrer a gestos e mímicas para atender os turistas.

Não há razão para desistir, faltam ainda alguns meses para os jogos e se preparar para oportunidades de negócios é não somente necessário, é possível.

Há uma série de medidas que podem catalisar o processo de aprendizagem e você não precisa ser fluente, basta conhecer algumas técnicas e estratégias comprovadamente eficazes. Entre elas destacamos:

Ingresse em uma instituição idônea. Estudar em uma instituição que tenha um curso voltado para diálogos usados no dia a dia e para pessoas que trabalham especificamente no atendimento a clientes é altamente relevante para você, que irá atender turistas estrangeiros.

Foque no aprendizado. Esteja em contato com o idioma sempre que tiver oportunidade, como por exemplo, ouvindo músicas, assistindo filmes, seriados. Inicialmente, assista com o áudio em inglês e legenda em português. Depois, quando você estiver familiarizado com o contexto, passe a assistir com áudio e legendas em inglês. Anote as expressões e as estude regularmente.

Fale com o espelho. Converse com você mesmo em frente ao espelho para praticar pronúncias de sons do inglês que não existem em português, por exemplo o ‘th’ em Thank you. Seria interessante você gravar a sua fala usando aplicativos disponíveis na plataforma android e ios. A medida que você ouvir sua fala em inglês e focar nas áreas de melhoria, com o passar do tempo, você verá a evolução da sua pronuncia.

Invista em livros/revistas. Ler livros ou revistas é extremante útil para o aprendizado, principalmente para aquisição de vocabulário.

Encontre um parceiro de aprendizado. Procure praticar com pessoas que também estão aprendendo inglês. Desta forma você se sentirá mais confiante e não terá receio de falar.

Assista a filmes, séries e programas em inglês. Hoje em dia o acesso a filmes, séries e programas internacionais está bem mais fácil, que tal colocar a legenda em inglês e começar a anotar palavras que você ainda não tem em seu vocabulário? É uma maneira muito divertida de aprender novas palavras e expressões.

Escute Podcasts. Podcasts são áudios digitais, publicado através de podcasting na internet, existem áudios de milhares de temas e assuntos, escolha um que você goste e tenha interesse e comece a treinar mais o ouvido para o inglês. Você pode fazer isso no transporte público, na academia ou em algum tempo livre do seu dia.

Lembre-se que não há caminho milagroso e que não envolva esforço e dedicação. Lembre-se que falar inglês é uma habilidade preciosa em sua carreira profissional. Irá render lucros para você e sua empresa, facilitando promoções e novas posições no mercado de trabalho. Todos que fizeram a escolha de se qualificar através do aprendizado de um novo idioma como o inglês viram novas possibilidades e ganhos financeiros, falo inclusive por experiência própria. Ou seja, invista em você mesmo ao escolher o aprendizado do inglês e faça uma escolha certeira!

Julio César F. Vieitas é gerente acadêmico no Centro Britânico franquias

Visite nosso Portal de Benefícios | Visite nossa página no Facebook


×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?