Legislação & Tributação

Esclarecimentos sobre o Coronavírus

2 de março de 2020
Entenda o que é e como se prevenir

 

Você, empresário, deve possuir várias dúvidas em relação ao Coronavírus, assim como seus funcionários. O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP, com base nas informações do Ministério da Saúde, preparou esse artigo para orientar a todos. Leia e compartilhe!

O Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Ele possui variações que vão desde um vírus simples de gripe até doenças de maior risco à saúde humana, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Existe uma nova variação desse vírus, descoberto na China, denominado cientificamente e chamado de 2019-nCoV.

TRANSMISSÃO

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

-Gotículas de saliva;

-Espirro;

-Tosse;

-Catarro;

-Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

-Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

O Coronavírus é caracterizado por uma doença do trato respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas incluem:

-Dificuldade para respirar;

-Coriza;

-Tosse;

-Dor de garganta;

-Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance de o vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.

TENHO OS SINTOMAS. O QUE FAÇO?

Se observados os sintomas, o paciente deve buscar uma unidade de saúde ou emergência do município para que seja feita a análise através de exames específicos.

QUAL É O TRATAMENTO?

Ainda não há tratamentos específicos para combater as infecções causadas pelo vírus. Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países redobrem a atenção em relação a saúde dos viajantes.

Contudo, durante o tratamento no hospital, algumas recomendações são feitas para os infectados com a doença. São elas:

-Repouso;

-Beber bastante água;

-Uso de medicamentos para dor e febre para aliviar as dores (os mesmos devem ser prescritos pelo médico).

PREVENÇÃO

Os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

-Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

-Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

-Evitar contato próximo com pessoas doentes.

-Ficar em casa quando estiver doente.

-Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

-Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

 

PROTEJA SUA EMPRESA E SEUS FUNCIONÁRIOS

O Sindilojas-SP possui um Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional que oferece todos os programas obrigatórios a um custo totalmente diferenciado. O lojista associado pode se valer desse serviço e da consultoria jurídica do Sindilojas-SP para obter mais informações e evitar autuações desnecessárias, sabia? Consulte nossos atendentes pelo 11.2858-8400 ou então faleconosco@sindilojas-sp.org.br

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?