Gestão

Os objetivos do treinamento e desenvolvimento

19 de janeiro de 2021

Para que os profissionais evoluam na organização é preciso além de suas experiências no cargo capacitá-los para que consigam desempenhar com maestria as atividades pertinentes aos seus cargos, sendo assim as empresas podem utilizar como grande aliado o treinamento uma ferramenta que desenvolve melhor seus colaboradores.

Objetivo do treinamento é capacitar e desenvolver os profissionais na empresa. Com o treinamento é possível fazer com que as equipes e a liderança alcance os resultados e metas, tenham mais motivação, aumento na produtividade e agreguem mais conhecimento a organização.

Existem diversos tipos de treinamentos como por exemplo: desenvolvimento em liderança, motivacional, com foco em vendas e resultados, treinamento técnicos, treinamento comportamentais e entre outros. Os treinamentos podem ser aplicados de forma individuais ou em equipe. Essa definição de metodologia e formato deve variar de acordo com a necessidade de cada empresa.

O departamento de RH na maioria das vezes é o responsável por ministrar o treinamento através de uma pesquisa que identifique necessidade da equipe. Com esses dados o RH desenvolve o conteúdo e metodologia que irá ser utilizado no treinamento, afim de garantir que os profissionais possam se desenvolver e se capacitar. Porém é imprescindível fazer um acompanhamento de desenvolvimento dos profissionais para verificar se as necessidades foram supridas ou se necessário dar continuidade nos treinamentos.

Quando não temos na empresa profissionais qualificados em treinamento e desenvolvimento, pode ser utilizar consultorias parceiras. As consultorias trabalham de forma personalizada atender as necessidades de seus clientes.

As empresas estão cada vez mais utilizando o treinamento como uma ferramenta para desenvolver as habilidades comportamentais e técnicas de seus profissionais, assim capacitando e evoluindo seus colaboradores para seus cargos.

*Por Nathasha Conte, da Conte RH, parceira do Sindilojas-SP. Conheça mais AQUI.

 

O Sindilojas-SP oferece treinamento constante e gratuito aos seus associados. Acompanhe a nossa agenda e se inscreva.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?