COVID-19

Pesquisa do Sindilojas-SP revela dificuldades dos lojistas

26 de junho de 2020

Entidade já atendeu diversas solicitações apontadas pelo estudo

Entre os dias 13 e 22 de junho, o Sindilojas-SP entrevistou mais de 100 lojistas para entender como tem sido para as empresas esse momento de reabertura do comércio da capital de São Paulo. De acordo com a pesquisa, a queda drástica nas vendas tem sido um dos maiores problemas enfrentados. Cerca de 45% dos lojistas afirmam que, em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas caíram entre 50 e 79%. E os dados só pioram: por volta de 25% dos entrevistados disseram que a queda foi entre 80 e 99%,  17% contabilizaram queda entre 30%e 49% e para menos de 3% dos lojistas as vendas caíram menos de 30%. Entre todas as empresas entrevistadas, apenas 1 apresentou crescimento, de menos de 30%, nas vendas.

Problemas Financeiros

Queda brutal nas vendas e, consequentemente, no faturamento. Com isso, dificuldades para manutenção das despesas. Aliás, essa foi a maior aflição da atualidade, apresentada por 93% das empresas. Desde o início da pandemia, o Sindilojas-SP vem pleiteando incansavelmente aos governos das diferentes esferas e instituições financeiras, tanto a prorrogação dos prazos de taxas e impostos, quando a liberação de crédito, principalmente para as micro e pequenas empresas (leia aqui sobre as linhas de crédito do Pronampe).

O aluguel, grande vilão para o bolso do empresário, também está no foco do Sindilojas-SP, que disponibilizou modelos para a negociação do valor, fez transmissões ao vivo sobre o assunto e colocou seus especialistas à disposição das empresas para orientações.

Protocolo

Pelo menos 80% das lojas estão conseguindo se adaptar ao protocolo sanitário exigido pela prefeitura de São Paulo. O Sindilojas-SP desenvolveu esse material e distribuiu pelos meios digitais a todos seus representados, oferecendo o suporte de seus especialistas para dirimir todas as dúvidas dos lojistas. Se você ainda não recebeu esse material, faça a solicitação pelo e-mail faleconosco@sindilojas-sp.org.br.

Vendas pelo digital

Para auxiliar o lojista no enfrentamento da pandemia, o Sindilojas-SP esclareceu às empresas a importância de estar no mundo digital, seja por redes sociais, ecommerce ou marketplace. Novas parcerias surgiram, com condições especiais aos representados, e a entidade divulgou bastante conteúdo para auxiliar nesse novo universo, que já vem sendo percebido por muitos como essencial. Dos que responderam à pesquisa do sindicato, 67% afirmaram que a empresa passou a vender pelo WhatsAPP. Mas, ainda assim, 60% relataram que as vendas por esse meio não vem sendo eficientes.

Representatividade

Aqui no site do Sindilojas-SP, reunimos todas as informações referentes ao COVID-19 para que o empresário do comércio de São Paulo possa se munir de informações confiáveis nesse momento tão delicado.

A entidade também mantém seus canais abertos para ouvir os lojistas e, assim, tomar atitudes cada vez mais efetivas para a sobrevivência das empresas. Um exemplo? Entre as manifestações recebidas ao final dessa pesquisa aplicada, diversas empresas relataram que a abertura de apenas 4 horas diárias não tem sido suficiente para a manutenção das mesmas. Rapidamente o Sindilojas-SP solicitou aos governos estadual e municipal a revisão dessa carga horária e hoje, 26/06, foi anunciado que os lojistas da capital poderão abrir suas lojas por 6 horas diárias e com 40% da ocupação a partir de 06 de julho.

Das 102 empresas entrevistadas, 6 estão localizadas em galerias, 69 são lojas de ruas e 26 de shopping. Algumas das empresas não souberem responder a determinadas questões, sinalizadas como NO nas imagens que compartilhamos acima.

O Sindilojas-SP e sua equipe vai continuar sempre na busca de melhores condições de trabalho para as empresas, colaboradores e clientes.

DÚVIDAS?Estamos à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO ou WhatsAPP 11 2858.8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?