Câmara Pet Shop

Pet Shop: Cuidados nos procedimentos em animais

23 de junho de 2021

Como é de praxe nas consultorias jurídicas do Sindilojas-SP, a orientação acerca de procedimentos com os colaboradores é de que todo ato praticado com ele seja formalizado, documentado. Esse procedimento não pode ser diferente quando se lida com clientes em pet shops. Isso resguarda a empresa de reclamações futuras.

Quando uma pessoa procura um pet shop para vacinar, castrar, ou apenas dar um banho em seu animal, demonstra o carinho e cuidado que tem com ele. Muitos, inclusive, o tratam como integrante da família.

Por lidar com algo tão precioso do cliente é imprescindível que todo procedimento com esse animal seja documentado, desde sua entrada no estabelecimento até sua entrega ao dono.

É muito importante que o estabelecimento exija do dono do pet o preenchimento de formulários descrevendo o histórico de saúde do animal (se já passou por cirurgia, se tem problema de saúde, alguma alergia, etc.).

O cliente deve ainda ter conhecimento dos riscos de qualquer procedimento, inclusive anestesia. Alguns exemplos do que deve conter nos formulários são:

– riscos de procedimentos cirúrgicos (inclusive óbito);

– cuidados pré e pós operatório;

– reações a medicamentos, vacinas ou anestesia;

– eventual sangramento em procedimento de tosa por algum machucado oculto sob o pelo do animal; entre outros.

Esses são apenas exemplos de situações que devem ser demonstradas aos clientes, mas fica a cargo de cada estabelecimento documentar os riscos/consequências decorrentes de qualquer procedimento.

Todo esse cuidado evitará que o estabelecimento ou profissional seja responsabilizado por algo que venha acontecer com o animal, por omissão de informações ou até pelo desconhecimento de algum problema de saúde pelo próprio dono do pet.

Sindilojas-SP representa os lojistas de pet shop

Como representante da categoria de pet shop na capital, o Sindilojas-SP recebe inúmeras consultas desse segmento. Muitos pet shops contam, além do comércio, com a prestação de serviços, inclusive veterinários.

Nosso objetivo é orientar e alertar essas empresas acerca de cuidados que devem ter ao executar procedimentos em animais, afim de evitar problemas futuros, inclusive na esfera judicial.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nosso departamento jurídico pelo 11.2858-8400 ou faleconosco@sindilojas-sp.org.br


Conheça a Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop do Sindilojas-SP

Por meio de uma coordenadoria atuante, um conselho consultivo formado por profissionais do ramo, e uma estrutura adequada para atender toda a demanda desse segmento na capital, a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP está à disposição de todos os empresários pets, dedicados ao crescimento organizado e eficiente desse mercado tão promissor. Participe!

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?