Câmara Pet Shop

Pet Shop: franquias surgem como opção para empreender

28 de fevereiro de 2023

*Reprodução Portal Pet Conecta

Uma forma de potencialmente diminuir alguns riscos é investir em uma franquia, pois, muitas vezes, a marca já está consolidada no mercado, já tem nome, bom faturamento e referências que não deixarão o futuro dono no escuro. Além de tudo, o mercado de franquias fechou 2022 com ótimos resultados. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no ano passado, a receita foi de R$ 211,4 bilhões, 14,3% acima do valor atingido em 2021, de R$ 185 bilhões. Também houve um crescimento de 12,6% no número de franquias no país, que agora está em 63.800.

E as franquias no mercado pet têm se mostrado sólidas. “O mercado pet no Brasil continua sendo um bom negócio para quem deseja empreender. Todavia, a competitividade está bastante acirrada e o pequeno empresário não tem plenas condições de ‘brigar’ com as grandes redes. Assim, fazer parte de uma franquia traz muitas vantagens na gestão e na qualidade dos serviços. Consequentemente, os resultados financeiros também melhoram”, opina Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland&Co.

      Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Pesquisar e verificar

Ainda que a franquia seja conhecida, é sempre importante pesquisar histórico de como a franquia que será comprada funciona e, claro, se está tudo em dia. Se o franqueado precisa cumprir todas as exigências burocráticas para seguir no negócio, a franqueadora também precisa oferecer documentos importantes como a viabilidade de seu plano de negócios.

De acordo com o Sebrae, a legislação determina a entrega dos balanços dos dois últimos exercícios juntamente com a circular de oferta de franquia (COF), documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas do negócio para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Conforme previsto na lei, o documento deve ser entregue ao franqueado até dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou taxa.

Também é indicado que o candidato a franqueado informe-se sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, verificando as certidões negativas federal, estadual e municipal de onde se encontra a sede da franqueadora. Por meio de referências comerciais, como dos principais fornecedores, será possível verificar se há indícios de problemas financeiros devido ao não pagamento de produtos e serviços contratados.

Na circular de oferta de franquia é possível acessar a lista dos franqueados e de todos os ex-franqueados que tenham se desligado da rede nos últimos 24 meses, com os respectivos nomes, endereços e telefones. Essa busca e troca de experiências pode ser uma chance de ouro de entender melhor como o negócio se comporta e estabelecer expectativas reais para o futuro.

Central de Compras Pet Shop

Inscreva-se e venha conhecer essa super novidade para aproveitar todo o potencial da ferramenta para sua loja, adquirindo produtos da indústria Pet com descontos incríveis! Clique aqui e saiba mais! 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?