Câmara Pet Shop

Petiscos contaminados são retirados das prateleiras – o prejuízo é do comerciante?

27 de setembro de 2022

Em razão da intoxicação de animais por ingestão de produtos contaminados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, determinou a fiscalização dos estabelecimentos distribuidores e o recolhimento de lotes de produtos suspeitos de contaminação.

Na última atualização feita pelo Mapa, em 21/09, até o momento cinco empresas tiveram determinação para recolhimento dos seus produtos após detecção do uso de lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol:

  • Bassar Indústria e Comércio Ltda,
  • FVO Alimentos Ltda,
  • Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais,
  • Upper Dog comercial Ltda e
  • Petitos Indústria e Comércio de Alimentos.

Com essa determinação, os comerciantes devem retirar das prateleiras produtos fabricados pelas cinco empresas citadas.  O Mapa ainda orientou os consumidores a entrar em contato com o fabricante ou o estabelecimento onde adquiriu o produto para devolvê-lo e obter ressarcimento.

É dever dos fabricantes ressarcir os comerciantes pelos prejuízos decorrentes da retirada dos produtos das prateleiras, bem como pela devolução dos valores aos consumidores. O empresário do comércio deve procurar uma composição amigável com o fabricante e, não tendo êxito, deve tomar as medidas extrajudiciais ou judiciais cabíveis.

Seu Pet Shop teve algum problema sobre esse assunto?

O Sindilojas-SP conta com uma equipe jurídica interna e parceria na área cível, que poderá auxiliar às empresas do segmento quanto às tratativas com os consumidores e fornecedores. Além disso, a equipe do Sindilojas-SP está à disposição para orientações pelo 11 2858-8400, pelo FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsAPP 11 2858-8402

Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop

O Sindilojas-SP dispõe da Câmara Setorial dos Lojistas de Pet Shop, espaço para discutir e encontrar soluções para o setor. Por meio de uma coordenadoria atuante, um conselho consultivo formado por profissionais do ramo, e uma estrutura adequada para atender toda a demanda desse segmento na capital, essa câmara está à disposição de todos os empresários pets, dedicados ao crescimento organizado e eficiente desse mercado.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?