Departamento de Economia e Tributação

PMC: Vendas do comércio em SP não avançam pelo 4° mês seguido

18 de setembro de 2025

Sindilojas SP alerta que os dados do IBGE ainda mostraram queda em relação a julho de 2024.

Em julho, o volume de vendas do comércio paulista restrito não apresentou variação de vendas em relação ao mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE), com ajustes sazonais. Este foi o quarto mês seguido sem crescimento nas vendas do setor no estado de São Paulo, depois de três quedas consecutivas. Já no Brasil, pela quarta vez seguida, houve retração no volume de vendas do comércio nesta comparação mensal, de 0,3%. O comércio restrito é aquele que desconsidera, por exemplo, segmentos como venda de automóveis, materiais de construção e o atacado de alimentos.

Evolução índice mensal (mês contra o mês anterior) do volume de vendas do comércio varejista restrito – Brasil e Estado de São Paulo

Fonte: IBGE / Elaboração: Sindilojas SP

Se em relação a junho o resultado de julho não apresentou oscilação, em contraposição ao sétimo mês de 2024 houve uma queda de 0,4%, a segunda seguida (em junho a retração já havia sido de 0,6%). Destaques às quedas significativas do comércio de móveis (-18,5%) e no segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-5,3%). Chamou atenção também a retração nos hipermercados e supermercados (-1,3%), bem com pelo pequeno crescimento do setor de tecidos, vestuário e calçados (+1,0%).

O Sindilojas SP frisa que no acumulado de janeiro a julho de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume de vendas do comércio paulista avançou apenas 1,0%, segundo a pesquisa.

Índice do volume de vendas do comércio varejista restrito do Estado de São Paulo (%), por atividades –  junho de 2025

Já no desempenho do setor em 12 meses, vê-se que tanto no país quanto no estado de São Paulo há uma desaceleração sucessiva do indicador desde pelo menos o último mês de abril. Nos doze meses encerrados em julho, o comércio brasileiro acumulou uma variação de 2,5% e o estado de São Paulo de apenas 1,8%, as menores taxas desde abril de 2024.

Evolução índice do acumulado em 12 meses do volume de vendas do comércio varejista restrito – Brasil e Estado de São Paulo

Fonte: IBGE / Elaboração: Sindilojas SP

Análise

O Sindilojas-SP vem alertando sobre o processo de desaceleração da performance do comércio paulista (e brasileiro) nestes últimos meses, explicitado ainda mais pelos números mais recentes da Pesquisa Mensal do Comércio/IBGE. Inclusive, em nossa última análise mensal afirmamos que a tendência de números mais fracos não iria mudar, como realmente pôde ser visto.

Chamamos atenção sobre o varejo paulista pela segunda vez seguida apresentar retração de volume de vendas em relação aos mesmos meses do ano passado e pela quarta vez seguida na contraposição do dado mensal contra o mês imediatamente anterior, respeitando o ajuste sazonal. O resultado disso tem sido, desde abril, uma desaceleração constante das vendas tanto no acumulado do atual ano como do indicador de 12 meses.

Resposta aos sinais

Em geral, o que se vê é o comércio respondendo ao ritmo mais fraco do consumo das famílias, avariado pelo cenário de juros elevados, endividamento e inadimplência também altos, além de uma inflação que, se dá sinais menos agudos nos últimos meses (até com deflação em agosto), se mantém persistente, tanto que voltará a apresentar avanços a partir de setembro.

Fora isso, há de se observar a continuidade na discrepância dos resultados dos ramos que formam o setor do comércio. Seja por diferenças de base de comparação, seja por alteração do direcionamento da renda familiar, manteve-se o cenário de resultados bastante distintos na variação de vendas dos segmentos agora julho, o que se repete no ano, além do índice em 12 meses.

Departamento de Economia e Tributação

Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402