Palavra do Presidente

Política se discute, sim. Ainda mais quando o futuro do comércio depende dela

22 de outubro de 2020

Se estamos vivendo o “novo normal”, porque então continuar disseminando velhas crenças, como a do ditado popular de que “política não se discute”? Em ano de eleições municipais, mais do que nunca, precisamos estar atentos às propostas dos candidatos, pesquisar sobre o passado e conquistas de cada um. Leia, pesquise e discuta (chama-se discussão o ato de argumentar, trocar informações com outros indivíduos. Discussão é um processo de lapidação das opiniões)*. E veja bem, conforme os parênteses anteriores, discutir não é polarizar, não é brigar, não é criar desavenças. É saber ouvir as opiniões dos outros, conseguir expor a sua e chegar a um consenso.

Aliás, é bom deixar claro de que esse não é um editorial político, nem partidário. É um conselho de quem luta há 80 anos pelo comércio e, mais do que nunca, enxerga a necessidade de políticas públicas URGENTES para a recuperação da nossa atividade. Se já vínhamos sofrendo com as inúmeras barreiras para um comércio justo antes da pandemia, agora então as complicações estão exponencialmente maiores.

As medidas de isolamento social que tiveram que ser tomadas para frear a disseminação da Covid-19 atingiram em cheio o comércio. Lojas fechadas por mais de 80 dias, pessoas reclusas, desemprego crescendo e diversos outros efeitos colaterais levaram ao fechamento de milhares de portas de pequenas e médias empresas.

A pandemia não acabou, assim como seus estragos não cessaram. O comércio ainda sofre, bem como a população. Por isso, continuamos pressionando os governos sobre as dificuldades enfrentadas, sobre a necessidade de linhas de crédito que realmente cheguem até os que mais precisam, sobre a urgência da reforma tributária, sobre o conjunto de ações necessárias para  que esse setor tão fundamental da economia brasileira consiga se adaptar no pós-pandemia.

Eleja seus representantes com sabedoria e os cobre com consciência. Somos todos responsáveis por nossas escolhas.

*Wikipédia

Ruy Pedro de Moraes Nazarian
Presidente Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?