Representatividade

Por dentro do Sindilojas-SP

1 de janeiro de 2018

O dia a dia da entidade que existe para fortalecer o comércio        

Ao lado de cada um dos 30 mil empresários que representam, na cidade de São Paulo, a atividade econômica mais dinâmica do país, existe um sindicato patronal com mais de 75 anos de história, reconhecido por ser atuante e incentivador diário do setor. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) é uma entidade que defende os interesses dos empresários do comércio, priorizando o desenvolvimento, a livre iniciativa e a segurança do varejo da capital. E, no interior dessa entidade, existem números expressivos em relação à prestação de serviços de qualidade aos associados; atendimentos personalizados; qualificação profissional e empresarial; defesa perante os poderes e parcerias vantajosas para os empresários.

Sindilojas-SP
Workshop sobre Reforma Trabalhista na sede do Sindilojas-SP

Cada necessidade do setor ganha atenção única dentro do Sindilojas-SP. Exemplo disso, fortemente vivenciado durante o último ano de 2017, foi a Reforma Trabalhista. Bem antes de ser sancionada, a nova lei que viria a mexer com todo o empresariado, começou a ser amplamente estudada e discutida pela diretoria e por todo corpo jurídico dedicado ao sindicato. O resultado disso foi uma entidade preparada para orientar os empresários em relação às dúvidas que surgiriam. Assim que aprovada, a reforma foi largamente explorada dentro do sindicato, fosse por conteúdo online, vídeos com especialistas, matérias em nossa revista ou por meio de workshops e palestras na sede da entidade.

Aliás, ainda citando o departamento jurídico do Sindilojas-SP, essa divisão foi a recordista em atendimentos durante o ano passado. No total, os advogados da entidade realizaram 5408* acolhimentos, distribuídos entre e-mails, telefonemas ou via consultas presenciais. Corroborando com o parágrafo anterior, a Reforma Trabalhista foi justamente o assunto que levantou o maior número de consultas. “A cautela foi a recomendação mandatária desse período. Para algumas mudanças trazidas pela reforma, a acomodação se dará com o tempo”, esclarece a gerente jurídica do Sindilojas-SP, Valquiria Furlani. A advogada também foi amplamente procurada pela imprensa durante o período e o discurso de precaução foi reproduzido como forma de dar segurança jurídica aos empresários até que todas as alterações da Consolidação das Leis Trabalhistas sejam absorvidas.

Outra divisão do Sindilojas-SP altamente requerida pelos associados é a de Orientação Contábil e Previdenciária. “Obrigatório para as grandes empresas em janeiro de 2018 e, a partir de julho de 2018 para as demais, o eSocial foi um dos assuntos com maior demanda no nosso departamento”, explica Vaneide Tito, coordenadora da área responsável pelo atendimento que contemplou 760* solicitações no decorrer de 2017. E é esse departamento também o qualificado para orientar sobre aposentadoria e os mais variados tipos de previdência, outro assunto que também gerou grande interesse dos empresários associados ao Sindilojas-SP.

Além desses dois departamentos, a expertise do Sindilojas-SP está dividida em outras áreas de conhecimento, como a de administração, diretoria, relacionamento, secretaria, marketing, eventos, comunicação, parcerias, financeiro e recursos humanos. Ao todo, são quase 60 profissionais dedicados ao sucesso do empresariado do comércio de São Paulo.

 

Treinamento Contínuo 

Sindilojas-SP
Um dos treinamentos de 2017

Aprender coisas novas o tempo todo, ciente de que ideias frescas podem trazer diferentes soluções. Com essa premissa, o Sindilojas-SP acredita que o sucesso da categoria lojista também se dá com o Programa de Aprimoramento no Varejo. Desenvolvido exclusivamente para as empresas representadas pela entidade, o programa é composto de treinamentos com curta duração ministrados por profissionais especializados em diferentes áreas, a fim de disseminar conhecimentos e contribuir com o aperfeiçoamento das práticas do comércio. Em 2017, foram oferecidos 19 cursos aos lojistas e seus colaboradores, contabilizando a participação de 770 profissionais que se reciclaram e abriram seus horizontes. E os temas abordados passaram pelos mais diversos assuntos como Tecnologia; Marketing e Vendas; Compras; Pessoas; Jurídico; Contabilidade e Finanças.


Empresário ambientado com as leis

Atuação constante

Pensando em aproximar seus representados ao cenário legislativo brasileiro, o sindicato lançou em 2017 um programa para que os empresários pudessem acompanhar mais de perto Projetos de Lei Federais, Estaduais ou Municipais, que beneficiam ou prejudicam as empresas do comércio lojista. Atualmente, o associado pode consultar mais de 300 Projetos de Lei, grande parte com posicionamento da instituição.

E não é só isso. Além de disponibilizar as informações citadas acima, o Sindilojas-SP desenvolve intenso trabalho junto aos parlamentares, buscando sensibilizá-los diante de inúmeras propostas que afetam a categoria, a administração das empresas e a economia em geral. A entidade participou ainda de discussões sobre os Projetos de Lei que disciplinam os Contratos de Locação das lojas em Shoppings, através do CONECS, grupo de entidades de Sindilojas de vários estados, que buscam o equilíbrio da relação contratual entre lojistas e empreendedores.

 

Benefícios tangíveis

Além de todos os serviços citados acima, o Sindilojas-SP sabe que todo mundo gosta de um bom desconto. E nada mais justo com o lojista, tão acostumado a conceder esse benefício, que também tenha condições diferenciadas na aquisição de produtos e serviços. Para isso, o sindicato mantém um rol de parceiros que oferecem suas especialidades com preços diferenciados aos associados. A gama oferecida vai desde um curso de aperfeiçoamento ou graduação até uma solução completa de automação comercial.

As vantagens também podem ser estendidas aos colaboradores da empresa. Eduardo Sylvestre, gerente de Marketing e Produtos do Sindilojas-SP, destaca que “oferecer convênio educacional a um funcionário é um importante aliado na retenção de talentos. Alguns dos parceiros da entidade oferecem até 75% de desconto em cursos de idiomas, formação técnica, graduação, MBA, cursos de especialização, entre outros”.

A busca por fornecedores conceituados, serviços de qualidade e preços menores pode ser feita de maneira rápida e totalmente online, utilizando para isso nosso Clube de Descontos.

 

Histórico e contemporâneo

O Sindilojas-SP traz em sua história todas as lutas da classe comerciante. São décadas acompanhando de perto as necessidades dos empresários lojistas, sempre de forma íntegra e honesta, respeitando a legislação e os critérios éticos e morais da sociedade, conforme estabelecem os princípios essenciais da entidade.  Mas, ao mesmo tempo, a instituição progrediu junto ao tempo e foi constantemente acompanhando as necessidades de atualização, com posicionamentos vanguardistas. Prova disso é que esse website que você está agora foi reformulado, contando com uma navegação mais segura e intuitiva, seja por desktop ou mobile.

Assim é o Sindilojas-SP, confiável e essencial para o crescimento sustentável do comércio de São Paulo.

 

* Os dados apurados são do período de 1º de janeiro à 30 de novembro de 2017
×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?