Comitê de Assuntos Metropolitanos

Prefeitura de SP testa câmeras do Smart Sampa

9 de janeiro de 2024

Iniciativa, que conta com a fiscalização e o monitoramento do Sindilojas-SP, prevê a instalação de 20 mil câmeras de segurança com tecnologia de biometria facial pelas ruas da capital paulista e em equipamentos públicos. O Centro foi escolhido pela Prefeitura como prioridade para implementação do programa e servirá de modelo para o resto da cidade. 

A instalação de cerca de 400 câmeras de reconhecimento facial já instaladas na cidade, como parte integrante do programa Smart Sampa, representou um passo importante dado pela prefeitura de SP para a implementação efetiva dessa ação que visa melhorar os índices de segurança na capital paulista.

A gestão municipal prevê a instalação de 20 mil equipamentos desse tipo e a previsão é de que, até fevereiro, mais de 5 mil estejam funcionando, e a Central de Monitoramento, que será instalada no Prédio do Palácio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, esteja operando.

Nesse sentido, testes e ajustes no sistema estão sendo feitos na plataforma de gerenciamento, que pretende gerar os alertas e disparar os módulos de segurança.

Um efetivo da Guarda Municipal está sendo treinado segundo o Protocolo Operacional Padrão e será responsável por operar o videomonitoramento.

Ampliação e integração

O programa Smart Sampa pretende instalar as 20 mil câmeras de segurança com tecnologia de biometria facial pelas ruas da capital e em equipamentos públicos municipais (de Saúde, Educação, Cultura, em parques municipais e nas subprefeituras).

Além disso, a ação da gestão municipal de SP também objetiva promover a integração de diversos serviços públicos de segurança, como CET, SAMU, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, por meio de uma única plataforma, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real.

Ao todo, o sistema poderá contar com até 40 mil câmeras, já que além das 20 mil unidades instaladas em equipamentos públicos previstas na contratação, o programa possibilitará a integração de outras 20 mil câmeras privadas, de cidadãos, empresas ou de concessionárias.

Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!

O Sindilojas-SP  convida o empresário do comércio varejista, a quem representa na capital de São Paulo, a encaminhar sugestões através dos canais de comunicação.

Conheça essa e outras ações de representatividade encampadas pelo Sindilojas-SP!

Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?