
Prefeitura integra câmeras do Smart Sampa à motos da GCM e PM
Câmeras nos veículos visam facilitar ação dos agentes de segurança que circulam pelas ruas da capital no combate à criminalidade.
A Prefeitura de São Paulo equipou 100 motocicletas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) com câmeras do programa Smart Sampa. Integrados à Central de Monitoramento, os dispositivos utilizam tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para identificar irregularidades em tempo real e enviar alertas imediatos às equipes em patrulha, agilizando abordagens.
Os novos veículos foram entregues em 11 de agosto. Durante o patrulhamento, as câmeras fazem a leitura e o cruzamento automático das placas veiculares com os bancos de dados de segurança, verificando se há registros de roubo, furto, clonagem ou adulteração. Quando detectada alguma irregularidade, a notificação é enviada instantaneamente para a mesma moto que captou a imagem, permitindo ação imediata.
Monitoramento de placas
Além de monitorar placas, os equipamentos também ajudam a identificar condutores e veículos suspeitos, reforçando a atuação preventiva das forças de segurança. A iniciativa fortalece a integração entre as gestões municipal e estadual na formulação de uma política de segurança baseada em dados.
Em paralelo, a Prefeitura já havia solicitado ao Ministério dos Transportes, em junho, o retorno do lacre metálico nas placas de motocicletas, medida que dificulta a utilização de placas falsas. Atualmente, placas podem ser adquiridas pela internet por valores entre R$ 20 e R$ 30, o que facilita a ação criminosa. Apenas nos últimos dois meses, o Smart Sampa identificou quase 11 mil placas adulteradas em circulação na capital.
Sindilojas-SP
Essa iniciativa vem na esteira dos diversos programas em curso para a recuperação do fluxo comercial e turístico da região central da cidade, apoiados pelo Sindilojas-SP através dos seus grupos de trabalho.
Comitê de Assuntos Metropolitanos
O Sindilojas-SP criou o Comitê de Assuntos Metropolitanos. O objetivo do comitê é trazer a visão dos empresários do comércio da capital para cooperar com as autoridades públicas na solução de algumas das principais ocorrências, como:
- Cracolândia
- Segurança
- Serviços públicos
- Transporte
- Revitalização
- Ruas Temáticas
- Obras públicas e consequências
- Urbanização
- Outras
CLIQUE AQUI e acompanhe o que já foi objeto de atenção do grupo de trabalho.
Para saber mais sobre o Comitê de Assuntos Metropolitanos do Sindilojas-SP, relatar problemas, oferecer sugestões e opiniões, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.
Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!
Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402