Programa estadual prevê reconhecimento facial no Centro
Programa Muralha Paulista, idealizado pelo governo de SP, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Estado, prevê o monitoramento por câmeras com reconhecimento facial. O presidente do Sindilojas-SP, Aldo Macri, participou da reunião de discussão sobre o tema, representando também a FecomercioSP.
*Imagem: Werten Santana/Estadão
O projeto, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, será operado através de câmeras de monitoramento e prevê a utilização da tecnologia de reconhecimento facial para identificar desaparecidos e foragidos. As imagens serão captadas em eventos fechados e na região da Cracolândia, no Centro de SP.
A minuta do decreto do Muralha, que ainda aguarda aprovação do governo de São Paulo, foi recém finalizada após cerca de um ano e meio de discussões, sendo um trabalho em conjunto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e da Subsecretaria de Acompanhamento de Projetos Estratégicos (Sape), ambos subordinados à SSP.
LGPD
As medidas levam em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define parâmetros técnicos para o reconhecimento facial.
A expectativa é de que o programa seja apresentado ainda neste mês.
Sindilojas-SP e FecomercioSP
Conforme exposto acima, o presidente do Sindilojas-SP, Aldo Macri, compareceu à reunião, representando também a FecomercioSP, que foi realizada na Rua Jorge Mirando, no bairro da Luz.
O principal objetivo foi de integrar, consolidar e aperfeiçoar as informações concernentes ao Programa Muralha Paulista.
O Sindilojas-SP também apurou, no encontro, que a operação das câmeras previstas no projeto terá a capacidade de identificar carros roubados ou furtados, roubos de cargas, focos de sequestros, dentre outros delitos. As informações captadas por essas câmeras são integradas às forças de segurança, o que tende a facilitar a atuação de combate ao crime organizado, especialmente em rodovias e áreas urbanas.
Recuperação do Centro
O Sindilojas-SP apoia todas as ações que objetivam recuperar o Centro da capital, resgatando o fluxo turístico e comercial da localidade, com a melhora progressiva do ambiente de negócios para os empresários do varejo.
Por esse motivo, o Sindilojas-SP criou o Comitê de Assuntos Metropolitanos. O objetivo do comitê é trazer a visão dos empresários do comércio da capital para cooperar com as autoridades públicas na solução de algumas das principais ocorrências, como:
- Cracolândia
- Segurança
- Serviços públicos
- Transporte
- Revitalização
- Ruas Temáticas
- Obras públicas e consequências
- Urbanização
- Outras
CLIQUE AQUI e acompanhe o que já foi objeto de atenção do grupo de trabalho.
Para saber mais sobre o Comitê de Assuntos Metropolitanos do Sindilojas-SP, relatar problemas, oferecer sugestões e opiniões, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.
Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!
Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402