Rede Imaginarium: porque o objetivo é entreter
Matéria originalmente publicada na revista Lojas & Lojistas
Na Imaginarium, uma bola de futebol vira abridor sonoro. O avião de papel é, na verdade, um estojo escolar e o cofre de guardar moedas é inspirado em clássicos e elegantes patins dourados. A rede de lojas especializada em presente e decoração lança ao ano mais de 400 produtos que surpreendem o consumidor ao fugir do convencional. Para dar conta do recado, a área de criação da empresa conta com 12 profissionais – a maioria deles, designers.
Não importa se o item é para ser usado na cozinha, no escritório ou como acessório pessoal. Todos os produtos da companhia têm como base o conceito “fun design”, por isso devem emocionar, surpreender, divertir o público. Para tanto, é preciso atrair a clientela para suas 164 unidades. Eis a principal razão que leva a empresa a investir em suas vitrines (são 14 vitrines temáticas ao ano) e na arquitetura de suas lojas.
Presente em todo o país, a Imaginarium possui mais de 200 fornecedores. São eles os responsáveis pela fabricação dos itens idealizados pela equipe de criação da empresa. Segundo o gerente de Marketing, Gilberto Carvalho, há todo um cuidado para que os parceiros garantam o padrão de qualidade o qual o cliente da companhia está acostumado. Em entrevista a Lojas & Lojistas, ele falou sobre o posicionamento da marca, o processo de criação dos produtos e revelou qual o maior desafio de um negócio movido pelo “fun design”.
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Lojas & Lojistas – A história da Imaginarium inicia-se na década de 80, quando um casal formado por um médico e uma arquiteta começa a trabalhar em casa, produzindo artesanalmente enfeites de Natal, que eram vendidos na vizinhança. A partir de que momento percebeu-se que ali estava nascendo um grande negócio?
Gilberto Carvalho – O interesse dos vizinhos e amigos pelos produtos, logo nos primeiros meses de trabalho, dava uma ideia significativa do potencial que o negócio poderia alcançar. Não demorou muito para que o fundador da companhia, Sebastião Rosa, apresentasse o mostruário dos produtos a uma grande loja de departamentos do Rio de Janeiro que, de pronto, fez uma volumosa encomenda. Essa primeira grande experiência de venda mostrou que existia um mercado a ser explorado.
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L&L – Para criar seus itens, a empresa inspira-se no “fun design”. Como surgiu esse conceito e por que a Imaginarium decidiu desenvolver seus produtos calcada nesta filosofia?
Carvalho – Karin Engelhardt Rosa, que junto com Sebastião fundou a empresa, era uma arquiteta talentosa e gostava da maneira “fun” de ver o mundo. Ela tinha uma missão, que era surpreender, emocionar e levar bom humor para o dia a dia das pessoas por meio dos seus inventos. Não à toa, o “fun design” faz parte do DNA da companhia até hoje.
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L&L – A presença da Imaginarium na web é forte. São quase um milhão de seguidores nas redes sociais e um blog atualizado todos os dias, com conteúdos relacionados aos produtos e à filosofia da empresa. Como você avalia a atuação da marca, bem como o relacionamento entre a companhia e o público, no ambiente digital?
Carvalho – Esses canais reforçam nossa estratégia. Trata-se de pontos de contato da marca e são complementares. Cada canal toca com profundidade própria o tema que estamos trabalhando, conforme suas características. Se, por exemplo, estamos com uma vitrine cujo tema é viagem, o blog vai explorar conteúdos relacionados ao assunto, e assim por diante.
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L&L – Dentro do contexto varejista brasileiro, quais os principais desafios de uma rede voltada para o ramo de presente e decoração que é movida pelo “fun design”?
Carvalho – Como qualquer segmento do varejo que não possui relação com bens de consumo rápido, nosso principal desafio é lutar por um pedacinho do orçamento do consumidor brasileiro diante de todo cenário adverso no país. Acreditamos que, para se perpetuar, uma marca deve ser admirada e relevante na vida das pessoas. É para isso que trabalhamos diariamente.
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Leia a íntegra desta matéria na edição 143 da revista Lojas & Lojistas. Ainda não tem a sua? Solicite-a AQUI.