COVID-19

Reduza a conta de energia fazendo a autoleitura

22 de maio de 2020

Desde o dia 02 de abril, por conta da pandemia do Coronavírus, com o propósito de evitar contato entre leituristas e clientes, a conta de energia de pequenas empresas está sendo calculada automaticamente baseada na média de consumo dos últimos 12 meses. Mas se você que está nos lendo estiver (como grande parte do comércio) sem funcionamento, a cobrança trará um valor muito longe da realidade de meses anteriores. A opção então é a autoleitura.

“Por meio da autoleitura, o cliente poderá informar à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor, informação que será utilizada pela Enel para proceder o faturamento pelo real valor consumido”, explica Márcia Sandra Roque, Diretora de Mercado da Enel Brasil.


Como funciona a autoleitura?

​Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia.

Por exemplo:

Data da próxima leitura – 15 de abril

Período para informar os números registrados no medidor à Enel –  13, 14 e 15 de Abril

Procedimento – O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para um dos canais da distribuidora listados abaixo.

App Enel SP​

Agência Virtual

​Call center (0800 7272 120) – Esta opção não necessita foto, apenas a digitação dos números que constam no medidor.

Mantenha seu cadastro atualizado

É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição São Paulo, por meio dos quais também pode optar por receber a fatura por e-mail e segunda via da conta.

E quem não realizar a autoleitura?

Os clientes que não fizerem a autoleitura terão a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.

Essa é mais uma dica do Sindilojas-SP para auxiliar no enfrentamento do Covid-19.

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.

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