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Registro de marca – sua empresa tem muito a ganhar

17 de junho de 2021

Nesse momento de tantas incertezas, algumas marcas se tornaram ainda mais relevantes, mesmo na pandemia, e conseguiram se destacar.

O mapeamento Marcas Transformadoras, da HSR Specialist Researchers, maior empresa independente de pesquisas de mercado do Brasil, mostrou as empresas que construíram mais relevância para o consumidor durante a pandemia.

Considerado o maior estudo de marcas já realizado no Brasil, o levantamento teve mais de 18 mil entrevistas para trazer as 10 marcas líderes nesse tema:

  • Magazine Luiza (241 pontos – índice de transformação médio no período)
  • Netflix (233)
  • iFood (171)
  • Natura (163)
  • Ambev (151)
  • O Boticário (147)
  • Nestlé (144)
  • Lojas Americanas (134)
  • Mercado Livre (126)
  • Samsung (124).

Os entrevistados deram destaque para a comunicação direta com a sociedade, o apoio dado aos pequenos varejistas e autônomos em suas plataformas de e-commerce e até as campanhas contra a violência às mulheres.

Lembrando que, as três primeiras marcas focaram em inovação e soluções aos consumidores em momentos de crise.

O que aprender com essas empresas?

Entre as marcas líderes, seis pontos se destacaram:

  • ações voltadas à sociedade;
  • investimentos na segurança de seus consumidores;
  • preparação para oferecer soluções aos clientes em momentos de crise;
  • busca de inovação em momentos de crise;
  • atuação justa e ética.

Registro da empresa não é registro de marca!

É muito comum os novos empreendedores terem dúvidas sobe ambos os registros e confundirem o registro da empresa (Junta Comercial) com o registro de marca (INPI). Uma vez que, apesar desses registros terem papel fundamental na existência da empresa no mercado, cada qual desempenha uma função.

Para não haver mais dúvidas, vamos falar o que difere: registro da empresa e registro de marca e a importância de fazer os dois. Continue a leitura!

Registro Empresarial

Ao abrir uma empresa, a sua contabilidade fará toda a documentação e registro na Junta Comercial, para que o seu negócio possa começar a operar legalmente. Mas o registro de marca não está incluído nessa etapa. Por isso, é uma das atividades que o empresário deve ter como prioridade, pois é fundamental para cuidar da identidade do seu negócio, do marketing e das vendas, ou seja, do crescimento de faturamento.

Registro de Marca

O registro de marca deve ser feito por uma empresa especializada e experiente, para que seja desenvolvido da forma correta, garantindo que o seu concorrente não ache brechas para usá-la. Por isso, o Sindilojas-SP firmou parceria com o Grupo Mercosul, uma empresa com mais de 25 anos de mercado.

O registro de marca é feito no INPI, que tem abrangência nacional e finalidade de proteção patrimonial. Então, assim que fizer o registro na Junta Comercial, já cuide de solicitar o pedido de registro da marca.

O registro ajuda a fortalecer o seu negócio, cuida da sua imagem e ainda evita que alguém tente impedi-lo de usá-la. Além disso, vale reforçar que só uma marca registrada pode gerar receita com licenciamento, franqueamento e posterior avaliação e venda da marca no mercado.

Por que registrar uma marca?

A resposta é simples. Uma marca sem registro é uma marca sem dono! A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.

Por meio da marca, um negócio é identificado e diferenciado dos demais pelos consumidores e com o passar do tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial de qualidade daquele produto ou serviço.

Importância da proteção da marca.

Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado. A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica.

Apesar dos custos envolvidos, o empreendedor deve entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo de caixa da empresa.

Sobre o Grupo Mercosul

Com mais de 25 anos de mercado e milhares de empresas atendidas, o Grupo Mercosul é uma holding focada em fortalecer os negócios das empresas, de forma estratégica.

Benefícios para associados Sindilojas-SP

50% de desconto para solicitação ou renovação de registro de marca. Benefício exclusivo para empresas associadas, concedido pelo convênio Sindilojas-SP e a Merco Marcas – Uma empresa do Grupo Mercosul.

 

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