Câmara Pet Shop

Sindilojas-SP pede liberação de banho e tosa

5 de março de 2021

O Sindilojas-SP, como representante dos lojistas de pet shops na cidade de São Paulo, solicitou ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal, além das  Secretárias de Desenvolvimento Econômico Estadual e Municipal, a revisão das atividades essenciais elencadas no Anexo Único do Decreto Municipal 59.405/20, que alterou o Anexo Único do Decreto Municipal nº 59.298/20, para que a atividade banho e tosa seja inserida como essencial.

Para a entidade, a atividade de banho e tosa é equivocadamente considerada uma “atividade estética”, visto que ela é mais do que o embelezamento do animal. Ela é essencial à manutençao da saúde dos pets, principalmente em momento de enclausuramento.

Muitos animais têm problemas dermatológicos como dermatites, sarna e necessitam de banhos medicinais frequentemente para não agravar o problema. É necessário considerar ainda que nem todos os pets podem ser tratados em casa em razão do espaço local, porte do animal e ainda por possuir uma pelagem longa, e muitas vezes, por motivo de saúde.

Outra questão a ser considerada é a tosa que necessita ser realizada por profissionais qualificados, principalmente a tosa higiênica que garante a saúde e boa higiene do pet. A falta desses cuidados profissionais pode ainda facilitar o aparecimento e proliferação de parasitas, o que prejudica a saúde não só do animal, mas também de seus tutores.

Ainda, para facilitar esses procedimentos, a maioria dos estabelecimentos, se não todos, possui serviço de táxi dog (leva e traz de animal) o que permite a permanência dos tutores dos animais em casa. Esse serviço é feito com toda a segurança tanto do prestador de serviço, quanto do cliente.

O Sindilojas-SP entende que a atividade de banho e tosa é essencial e a liberação desse segmento auxiliará na saúde e bem estar dos animais, que para muitos é considerado membro da família e necessita dos mesmos cuidados.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nosso departamento jurídico pelo 11.2858-8400 ou faleconosco@sindilojas-sp.org.br


Conheça a Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop do Sindilojas-SP

Por meio de uma coordenadoria atuante, um conselho consultivo formado por profissionais do ramo, e uma estrutura adequada para atender toda a demanda desse segmento na capital, a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP está à disposição de todos os empresários pets, dedicados ao crescimento organizado e eficiente desse mercado tão promissor. Participe!

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?