COVID-19

Sindilojas-SP solicita abatimento dos 15 dias por empregado afastado por COVID

4 de março de 2022

O Sindilojas-SP solicitou ao Ministro do Trabalho e Previdência Social Onyx Lorenzoni, medidas de auxílio para empresas do comércio que estão sendo duramente afetadas em razão do afastamento de empregados por Covid, bem como pela impossibilidade do trabalho presencial das empregadas gestantes.

A entidade argumentou ao ministro que, por ser o comércio uma atividade bastante dependente do trabalho presencial, a somatória desses fatores tem levado muitos empresários ao encerramento de suas atividades. Como exemplo, basta transitar pelas ruas do centro de São Paulo ou demais bairros tradicionais como a região do Brás, por exemplo, e constatar a quantidade de estabelecimentos vazios, com placas de aluga-se.

É indiscutível que a vida é o bem maior e precisa ser priorizada e preservada. O afastamento dos colaboradores foi a medida encontrada para se evitar a contaminação em massa, porém, os empresários não têm mais como suportar os ônus desses afastamentos.

Solicitamos então ao governo que se sensibilize com a situação dos empresários desse país, em especial com os comerciantes e os auxilie nesse momento econômico tão crítico.

Para tanto, uma das medidas sugeridas ao ministro, seria recriar o benefício concedido em 2020 por meio da Lei nº 13. 982. Esta norma, dentre outras coisas, permitia às empresas a dedução do salário dos 15 primeiros dias de afastamento por Covid 19, do total de repasses à previdência social, tanto da cota do empregador quanto do empregado, enquanto durar o estado de emergência de saúde pública.

O Sindilojas-SP reafirma o seu trabalho em prol dos interesses dos empresários e no desenvolvimento do setor do comércio.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?