
Smart Sampa divulga dados positivos sobre a segurança em SP
Gestão municipal informa que o Programa Smart Sampa – sistema de câmeras inteligentes da capital, já contribuiu para a retirada de mais de 900 condenados das ruas de São Paulo. Iniciativa, que alia políticas de segurança às mais altas tecnologias, tem sido apoiada e monitorada pelo Sindilojas-SP desde a sua concepção, através de seu Comitê de Assuntos Metropolitanos.
Considerado maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina, o Smart Sampa tem sido fundamental para a captura de criminosos nas ruas de São Paulo, segundo pontua a prefeitura da capital paulista.
A gestão municipal informa que, desde a sua implementação, em julho de 2024, mais de 900 condenados por crimes como homicídio, estupro, roubo e até integrantes de facções criminosas foram pegos e presos.
Além disso, 2 mil pessoas foram detidas em flagrante por delitos como furto, invasão de escolas, posse ilegal de armas e tráfico de drogas.
Leia também: Sindilojas-SP visita a Central de Monitoramento Smart Sampa
Sindilojas-SP marca presença na inauguração da Central Smart Sampa
A Prefeitura de São Paulo também informa que , somente em 2025, o sistema de reconhecimento facial identificou 585 foragidos da Justiça, segundo dados do “Prisômetro”, painel de monitoramento instalado no Centro da cidade. Isso equivale a uma média de sete prisões de foragidos por dia.
Impacto Social
Além do combate à criminalidade, a gestão municipal informa também que o Programa Smart Sampa tem um impacto social relevante Desde o início da ação, 51 pessoas desaparecidas foram localizadas, sendo duas apenas neste ano. A central de monitoramento do projeto está instalada em um prédio histórico na Rua XV de Novembro, no Centro de São Paulo.
Operação
O Programa Smart Sampa usa câmeras posicionadas em pontos de grande circulação, como terminais de transporte, áreas movimentadas e locais com histórico de criminalidade. São 25 mil câmeras em operação atualmente.
As altas tecnologias algorítmicas empregadas contribuem para garantir maior precisão, reduzindo a possibilidade de erros antes de uma ação policial. Após a confirmação, informações como localização e registros criminais são enviadas às equipes para a abordagem.
O programa também aposta na expansão da rede de monitoramento por meio de parcerias com empresas e estabelecimentos privados. Câmeras particulares podem ser integradas ao sistema sem custo, ampliando o alcance da iniciativa. Com essa colaboração, a expectativa é que o número de dispositivos de vigilância chegue a 30 mil até o final de 2025.
Sindilojas-SP
Essa iniciativa vem na esteira dos diversos programas em curso para a recuperação do fluxo comercial e turístico da região central da cidade, apoiados pelo Sindilojas-SP através dos seus grupos de trabalho.
Comitê de Assuntos Metropolitanos
O Sindilojas-SP criou o Comitê de Assuntos Metropolitanos. O objetivo do comitê é trazer a visão dos empresários do comércio da capital para cooperar com as autoridades públicas na solução de algumas das principais ocorrências, como:
- Cracolândia
- Segurança
- Serviços públicos
- Transporte
- Revitalização
- Ruas Temáticas
- Obras públicas e consequências
- Urbanização
- Outras
CLIQUE AQUI e acompanhe o que já foi objeto de atenção do grupo de trabalho.
Para saber mais sobre o Comitê de Assuntos Metropolitanos do Sindilojas-SP, relatar problemas, oferecer sugestões e opiniões, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.
Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!
Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402