Comitê de Assuntos Metropolitanos

Sindilojas-SP marca presença na inauguração da Central Smart Sampa

5 de julho de 2024

O Sindilojas-SP esteve presente no evento de inauguração da Central de Monitoramento do Smart Sampa, idealizado pela prefeitura de SP, que deve contar com cerca de 20 mil câmeras de vigilância na capital paulista até o final desse ano. Iniciativa, que alia políticas de segurança às mais altas tecnologias, tem sido apoiada e monitorada pela entidade desde a sua concepção, através de seu Comitê de Assuntos Metropolitanos.

O evento, realizado no último dia 04 de julho, na sede da Central, na Rua XV de Novembro, foi conduzido pelo prefeito Ricardo Nunes, o vice-governador do Estado, Felício Ramuth e o secretário municipal de segurança, Júnior Fagotti.

Ao longo da exposição, o secretário enfatizou o sentimento de satisfação e de dever cumprido da gestão municipal com a inauguração da Central, projeto criteriosamente desenvolvido e que enfrentou diversos obstáculos para ser concretizado, ressaltando que a união de esforços do poder público e de entidades representativas foi determinante para a entrega do programa à população de São Paulo.

O secretário Júnior Fagotti faz anúncios na inauguração do Programa Smart Sampa

Benefícios

Fagotti pontuou, em linhas gerais, os benefícios que a Central de Monitoramento do Smar Sampa tende a trazer para a cidade, ao explicar o caráter integrador da plataforma, que propicia a associação dos serviços de segurança, através da atuação da guarda civil metropolitana nas ações de monitoramento com dinamismo e eficiência na troca de informações.

O secretário também ressaltou que a Central de Monitoramento do Smart Sampa contará com a interligação entre o sistema de transportes, de zeladoria e de saúde da capital paulista, sendo, assim, um sistema “multiagências”, para que os serviços gerais da cidade sejam melhor prestados, se caracterizando, dessa maneira, como o maior centro de monitoramento integrado da América Latina.

O vice-governador do Estado de SP, Felício Ramuth, discursa no evento de inauguração da Central de Monitoramento Smart Sampa 

Centro de visitação

Um outro ponto importante explanado pela secretaria de segurança urbana foi a garantia do efetivo funcionamento das câmeras de alta tecnologia pela ação atenta e integrada dos agentes de segurança em serviço na Central, que garantirá, de maneira dinâmica, a manutenção e/ou substituição de equipamentos, eventualmente, sem prejuízo às ações de monitoramento, além de anunciar, também, que a sede do Smart Sampa será um centro de visitação, em que serão exibidas, em tempo real, 24 horas por dia, informações e dados gerais sobre a cidade, como fonte de consulta e informação ao cidadão paulistano.

“Nova História” para o Centro de SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ao tomar a palavra, ressaltou o caráter inovador e transformador que o Programa Smart Sampa tende a promover para a cidade, especialmente à região central do município: ” Hoje, escrevemos, na história da cidade de São Paulo, uma nova etapa de combate à criminalidade com o uso da alta tecnologia, com o comprometimento de Estado e Prefeitura, com a participação da sociedade civil, com a integração de um conceito e de uma cultura da gestão municipal e da sociedade, de que é necessário a utilização do aumento do efetivo, a valorização da guarda civil metropolitana e dos demais entes de segurança, transmitindo a mensagem de que não se pode medir esforços para tornar a cidade mais segura. O Smart Sampa surge após muitos estudos, tendo como referência as mais modernas centrais de monitoramento do mundo, que reduziram significativamente os índices de criminalidade. Com muito esforço e trabalho conjunto entre a gestão municipal, entidades representativas e a sociedade civil, chegamos até aqui, em que já temos cerca de 14 mil câmeras instaladas, com o objetivo de chegar a mais de 20 mil, até o final desse ano de 2024, finaliza”.

O prefeito Ricardo Nunes assina o decreto de implantação da Central de Monitoramento do Smart Sampa 

Conheça essa e outras ações de representatividade encampadas pelo Sindilojas-SP!

Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!

O Sindilojas-SP  convida o empresário do comércio varejista, a quem representa na capital de São Paulo, a encaminhar sugestões através dos canais de comunicação.

Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Follow by Email
WhatsApp
×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?