Gestão

Sobre os treinamentos de segurança do trabalho

29 de setembro de 2021

Os treinamentos de segurança do trabalho, além de serem obrigatórios, são essenciais para capacitar as pessoas no reconhecimento, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho, e, consequentemente, reduzir o número de acidentes de trabalho.

O Ministério do trabalho exige que as empresas realizem esses treinamentos, como por exemplo, os previstos nas Normas Regulamentadoras.

O principal objetivo dos treinamentos não é atender as exigências trabalhistas, mas promover e aplicar as medidas de prevenção nas atividades e nos ambientes de trabalho. A seguir, alguns aspectos importantes sobre treinamento de segurança do trabalho:

Padronização de hábitos

O treinamento é utilizado como ferramenta para padronizar os processos de trabalho e isso não é diferente para a segurança do trabalho.

A busca da padronização para a redução de acidentes de trabalho é feita por meio das leis, as quais determinam os requisitos mínimos de segurança para o desempenho das atividades.

Conhecendo os riscos presentes no ambiente

Os treinamentos de segurança do trabalho promovem o conhecimento ao colaborador, que estará capacitado para identificar, analisar e entender as medidas de controle dos riscos presentes em seu ambiente.

As ações de controle não podem ser tomadas pelo colaborador da forma que ele “acha” ser correto. As medidas serão passadas em treinamento e o mesmo deve tomar a decisão de acordo com o que aprendeu. O instrutor do curso tem a experiência e capacidade necessária para a solução dos problemas que virem a surgir.

O colaborador capacitado, além de se prevenir os acidentes, pode auxiliar o supervisor ou responsável da área a analisar sua tarefa para eliminar os riscos apresentados.

Compromisso com seus direitos e deveres

O treinamento de segurança do trabalho deixa claro os direitos e deveres do empregador e do colaborador. Desta forma, é desenvolvido o compromisso com a segurança, onde todos estão cientes de como agir e quais serão as consequências se não.

Qualidade de vida no trabalho

Após os treinamentos, os colaboradores sentirão maior proteção e segurança na empresa, aumentando a qualidade de vida no desempenhar de suas funções. Além disso, a confiança e engajamento podem aumentar consideravelmente, pois os colaboradores sentirão que trabalham em uma empresa séria e preocupada com a saúde e bem-estar de todos.

Fonte: Beta Educação

O Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP oferece diversos treinamentos de segurança do trabalho. Clique no banner abaixo para mais informações de cada treinamento

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?