Câmara Cosméticos

Soluções e estratégias: o sucesso no ramo de cosméticos

10 de abril de 2023

Por se tratar de um segmento extremamente nichado e competitivo, o ramo de cosméticos requer do empreendedor que busca investir nesse modelo de negócio a capacidade de tomar decisões estratégicas com o planejamento correto para prosperar e se destacar diante da concorrência.

É importante ter ciência, inicialmente, considerando o estímulo necessário como ponto de partida para quem quer empreender no setor, que o ramo de cosméticos, conforme relatório produzido pela NielsenIQ EBIT, em 2022, e publicado pelo Sebrae-SP, se destacou no e-commerce, apresentando crescimento anual de 21,2%, e ficou 5% à frente do segundo colocado. Isso confirma que este segmento tem atraído um público cada vez maior e oferece ótimas oportunidades de sucesso e crescimento.

De uma maneira global, o potencial empreendedor do ramo de cosméticos precisa ter em mente os custos, os investimentos em equipamentos, a definição do modelo em que deseja trabalhar (loja própria ou franquia) e as estratégias de marketing para a divulgação da sua marca.

Muito importante salientar, também, que esse segmento, estando particularmente atrelado ao nicho de estética e beleza, detém um público altamente exigente e, por essa razão, considerando que os consumidores buscam cada vez mais marcas com as quais se identificam, é fundamental que a sua marca mantenha um diálogo constante com essa fatia do mercado.

Fornecimento

Um tópico muito importante é sobre a escolha acertada dos fornecedores de produtos de beleza. É necessário considerar que o ramo de cosméticos é caracterizado pela alta concorrência, o que significa que os mesmos consumidores repetem compras de maneira recorrente, adquirindo novos produtos com frequência. Por isso, é de extrema importância efetuar um estudo criterioso nesse sentido, para proceder a escolha mais assertiva.

Estoque

Pensar também na margem adequada do estoque dos seus produtos é ponto essencial do check list, garantindo que os seus clientes sempre encontrem os itens que procuram, sem que isso signifique ter uma grande quantidade de capital investido no estoque.

Mix

A escolha certa do mix de produtos é também um passo importante que contribui para a conquista de um número cada vez maior de clientes, pois é necessário lembrar que muitos outros estão fazendo o mesmo, portanto, se diferenciar é uma condição indispensável para se destacar diante da forte concorrência.

  Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

Canais

Com esse tópico, entramos no campo das soluções oferecidas e das estratégias que tendem a colocar a sua marca em uma posição de destaque no mercado. Nisso, a escolha estratégica do canal de vendas potencializa a lucratividade do negócio. Criar uma loja virtual pode ser um caminho interessante e eficiente, e há diversas plataformas gratuitas para viabilizar isso.

Divulgação

Ponto importantíssimo no processo de gestão do seu negócio, as estratégias de divulgação devem ser criteriosamente analisadas, considerando, principalmente, a potência das redes sociais. Marque presença, especialmente, no Instagram e no Facebook, procurando uma exposição recorrente, com ênfase na geração de conteúdo, para a construção da autoridade da sua marca, o desenvolvimento do relacionamento com o seu público e o foco na fidelização.

Formas de pagamento

É importante oferecer formas diversificadas, com um leque de opções nas formas de pagamento, pois, dessa maneira, será mais fácil agradar o seu cliente.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?