Sem categoria

STF decide sobre pagamento em dobro de férias pagas com atraso

11 de agosto de 2022

O Supremo Tribunal Federal declarou ser inconstitucional a Súmula 450 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina o pagamento em dobro de férias concedidas na época certa, mas pagas com atraso.

A Súmula 450/TST dispõe que: “É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal”.

O STF concluiu o entendimento que o Poder Judiciário, no caso, o TST, não tem a prerrogativa de criar penalidade não prevista em lei.

Como a lei é omissa sobre a penalidade a ser aplicada ao empregador em favor do empregado, o direito ao recebimento em dobro pelo atraso do pagamento das férias é inconstitucional.

Dessa forma, somente é devido o pagamento em dobro, quando o empregador não respeitar o prazo para concessão de férias (período concessivo), previsto no artigo 134 da CLT.

Dúvidas sobre esse e outros assuntos trabalhistas?

O departamento jurídico do Sindilojas-SP presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas. Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?