Gestão

Técnicas de SEO nas vendas

21 de maio de 2018

Técnicas de SEO ajudam empresas a venderem mais em feriados e datas sazonais

Segundo estimativas da FecomercioSP, o varejo brasileiro pode perder mais de R$ 11 bilhões por causa de datas comemoradas nacionalmente em 2018. O mercado de tecidos, por exemplo, junto com o de roupas e calçados, deve vender 25% menos do que no ano anterior. Mas o cenário não é 100% desanimador.

Datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal são muito lucrativas para diversos segmentos e apresentam ótimas oportunidades de negócios. Além disso, com o aumento das vendas online, que de acordo com o Google devem dobrar até 2021, começar a investir em SEO (na otimização de sites) é uma das melhores formas de vender mais durante certas comemorações.

Peso do SEO em datas especiais

Na Agência Mestre, que é referência nacional em SEO, alguns trabalhos são focados justamente nos feriados, a fim de aumentar as vendas durante esses períodos. Aliás, datas que ganharam relevância recentemente, como Dia do Consumidor, Dia do Frete Grátis e Black Friday, por exemplo, também são consideradas nas estratégias, pois conseguem aumentar a lucratividade das empresas.

Neste ano, a equipe de SEO da Agência Mestre contribuiu com o melhor faturamento de um e-commerce de flores referente ao período do Dia das Mães. Comparando os sete dias que antecederam essa importante data em 2017 e 2018, o número de acessos cresceu 15%. A taxa de conversão no e-commerce, ou seja, o volume de compras por visita, também subiu e fez a receita da empresa aumentar 25%. Tudo isso organicamente e sem considerar os efeitos de campanhas pagas.

A grande questão, de acordo com Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre, é que as estratégias de SEO exigem tempo. Para conseguir resultados expressivos (como os citados), não adianta aplicar técnicas de otimização de sites na véspera do Dia dos Namorados. “O recomendado é começar os trabalhos três meses antes da data especial”, revela Fabio.

O CEO também ressalta a importância de identificar quando as buscas relacionadas ao feriado (ou a qualquer período sazonal) começam a aumentar. Segundo ele, é comum que “escolher as palavras-chave mais interessante para o negócio, produzir conteúdo relevante, testar as conversões, criar promoções e melhorar outros fatores técnicos”.

Com tanto trabalho a ser feito, quem deseja vender mais nos próximos feriados deve se atentar às oportunidades online e começar a usar técnicas de SEO o quanto antes. Afinal, muitas datas boas para o comércio ainda estão por vir.

Fonte: Revista Exame

 

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