Câmara Setorial de Vestuário e Artigos de Moda

Tecnologia Acessível na Moda Infantil para Pequenos Negócios

16 de abril de 2025

Pequenas e médias empresas (MPEs) do setor de moda infantojuvenil enfrentam o desafio de se destacar sem comprometer seu orçamento, mas, com criatividade e ferramentas acessíveis, é possível encantar os clientes e fortalecer a presença no mercado.

Hoje, o público infantojuvenil tem forte influência nas decisões de compra, especialmente no ambiente digital. Além disso, pais e responsáveis buscam praticidade, personalização e experiências significativas. Isso exige que as marcas ofereçam mais do que apenas produtos: elas precisam criar conexões.

Segundo a lojista Paula Casseb, da Cara de Cuíca- Moda Infantojuvenil, empresa localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo,  as estratégias adotadas para inovação da experiência de compra, devem focalizar, também, o olhar e os critérios dos adultos, considerando essa necessidade de praticidade e conexões que atualmente são exigidas:

“Nós sempre tentamos, na verdade, enquanto estratégia de marketing para aperfeiçoar essas experiências de compra, focalizar a mensagem no adulto, na figura da mãe, particularmente, especialmente pela particularidade que esse público tem, de sensibilidade e busca por itens confortáveis e práticos, com espaço para criar essa conexão emocional, que faz parte dessas tendências que temos visto, especialmente nas confecções voltadas para bebês, que são o forte da nossa loja. Então, nesse sentido, eu acredito que a busca por soluções de marketing estratégicas acessíveis é algo que as pequenas empresas buscam, pois a imagem que se tem é de que isso é muito caro”.

Como inovar com baixo investimento?

Essa é uma questão super relevante para os pequenos e médios empresários do varejo, especialmente no setor infantil, onde inovação pode parecer um desafio diante de recursos mais limitados.

Segue, em tópicos, uma sugestão como as MPEs podem acessar tecnologias e melhorar a experiência de compra sem comprometer o orçamento:

Catálogos digitais e provadores virtuais simples

Ferramentas como Canva ou Figma permitem criar catálogos interativos com links para pedidos. Já provadores virtuais básicos, com uso de fotos e simulações simples, podem ser feitos com apps acessíveis, ajudando os pais a visualizarem melhor os looks nas crianças.

Experiência phygital: integração do físico com o digital

Pequenas lojas físicas podem investir em QR codes para acesso a conteúdos exclusivos, vídeos dos produtos em uso, cupons de desconto ou até histórias gamificadas que envolvem as crianças na hora da escolha.

A importância da personalização

Ferramentas de automação de mensagens (como o ManyChat ou o próprio WhatsApp Business com respostas rápidas) permitem personalizar a experiência do cliente. Enviar sugestões de peças com base em compras anteriores ou datas especiais pode aumentar a fidelização.

Câmaras Setoriais

No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.

É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!

Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?