Destaques

Vantagens da padronização de medidas para o vestuário

9 de maio de 2023

Apesar de não serem de uso obrigatório por parte das confecções, as normas da ABNT para o vestuário são ferramentas muito úteis para que as marcas se adequem à diversidade de biótipos, uma vez que as tabelas de medidas referenciais já passaram por estudos, foram discutidas e aprovadas por especialistas da área.

Assim, na eventualidade de uma falta de padronização, o resultado tende a ser o roteiro de um consumidor de moda diante de uma experiência que deveria ser prazerosa transformada em uma busca cansativa por uma peça de tamanho correto, confortável e com boa aderência.

Por essa razão, do desenvolvimento do produto ao processo de compra, a padronização de medidas proporciona inúmeros benefícios, conforme alguns deles listados no demonstrativo abaixo:

1 – Ajuda a identificar o biótipo de público-alvo – Com uma tabela de medidas padronizada, fica muito mais fácil conhecer quem usa determinado produto e quais os tamanhos da grade mais tem saída nas lojas. Também é possível saber qual é o biótipo que mais se encaixa no público-alvo e ter essa informação como referência para novas criações.

2 – Facilita a modelagem – A tabela de medidas de roupas é uma ferramenta essencial para a modelagem, uma etapa do processo de confecção que impacta diretamente na qualidade do produto finalizado. Contribui para facilitar a interpretação de medidas, a criação de bases e a confecção de moldes de qualidade, com a possibilidade da obtenção de peças ergonômicas e esteticamente agradáveis.

3 – Reduz desperdícios de materiais – a tabela de medidas padronizada ajuda na redução de resíduos e desperdícios de materiais. Isso porque é possível garantir uma menor taxa de erros e retrabalhos, tornando o processo produtivo muito mais sustentável desde a peça-piloto.

Além destes benefícios, há diversos outros, como a facilidade de atrair vendas em lojas online e físicas, a redução do tempo do cliente em provadores, a diminuição da ocorrência de troca e devolução de produtos, a possibilidade da fidelização de clientes e a promoção da sua marca e do segmento de moda como um todo a um status mais inclusivo e democrático. Para saber com riqueza de detalhes a natureza de todos esses benefícios e aplica-los de maneira assertiva para o sucesso do seu empreendimento, clique no banner abaixo para se inscrever no evento que a ABNT promoverá na sede do Sindilojas-SP

Utilize também os Serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todas as dúvidas sobre esse tema. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos!

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?