
Moda e cosméticos: crescimento significativo em vagas para aprendizes
De acordo com informações do Novo Caged, 1.188 postos de trabalho foram ocupados por aprendizes na capital este ano, representando um aumento de 300% em relação ao mesmo período de 2024.
Geração de vagas para aprendizes no varejo paulistano cresceu 300% no 1° semestre de 2025
O Sindilojas SP informou, em sua mais recente edição da Pesquisa de Emprego do Varejo Paulistano (PEVP), que o setor gerou 2.634 vagas formais neste primeiro semestre, registrando o melhor resultado acumulado dos primeiros seis meses desde a implantação do Novo Caged, em 2020.
Outro dado relevante diz respeito à geração de empregos por meio da aprendizagem profissional no comércio varejista paulistano em 2025. De acordo com informações do Novo Caged, 1.188 postos de trabalho foram ocupados por aprendizes na capital este ano, representando um aumento de 300% em relação ao mesmo período de 2024, quando 297 jovens ingressaram nesse mercado. Esse desempenho constitui o maior saldo histórico para o setor no período analisado pelo Novo Caged.
Varejo
Entre as 79 divisões da economia paulista, o varejo foi responsável pela maior contribuição na criação total de 5.924 empregos para aprendizes – 56,5% acima do registrado no primeiro semestre de 2024 –, sendo responsável por 20% dessas vagas (1.188 oportunidades).
Esse contexto consolida o varejo como um dos principais setores responsáveis pela inserção de jovens, predominantemente sem experiência profissional, evidenciando seu papel como “porta de entrada” para o primeiro emprego.
A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/00) destina-se a jovens entre 14 e 24 anos matriculados em instituições de qualificação profissional credenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A legislação prevê remuneração proporcional ao salário-mínimo por hora trabalhada e jornada reduzida de até seis horas diárias, facilitando a conciliação entre estudo e trabalho. Além disso, os jovens aprendizes têm direito a FGTS com alíquota de 2%, 13º salário, vale-transporte e férias preferencialmente coincidentes com o recesso escolar.
Os segmentos do varejo paulistano que mais admitiram aprendizes em 2025 incluem o comércio de produtos farmacêuticos (+390 vagas), supermercados (+344 vagas), estabelecimentos de vestuário e acessórios (+102 vagas), lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (+83 vagas) e hipermercados (+56 vagas).
Saldo de empregos preenchidos por aprendizes no varejo paulistano no 1° semestre de 2025
Esses dados evidenciam que ainda há demanda e oportunidades para jovens no mercado de trabalho tradicional. Ressalta-se a importância da formação profissional prática, que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, além de aprimorar a capacidade de adequação destes trabalhadores às necessidades específicas das empresas que disponibilizam as vagas.
Em momentos de significativa expansão do mercado de trabalho, como observado no período pós-pandemia, empresários têm reportado uma crescente escassez de profissionais qualificados e experientes. Dessa forma, o investimento ainda maior em programas de aprendizagem tem representado uma alternativa produtiva tanto para as empresas quanto para os jovens candidatos, promovendo desenvolvimento mútuo e maior integração ao mercado.
Lembrando que a contratação de aprendizes é obrigatória para empresas com pelo menos sete empregados em funções que exigem formação profissional, sendo que a cota legal de admissão varia entre 5% e 15% do total desses cargos.
Departamento de Economia e Tributação
Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.
O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.
Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402