Consultoria jurídica e contábil

13º Salário do comissionista: Orientações sobre o pagamento

23 de novembro de 2022

A gratificação natalina (13º salário) é um direito do empregado e corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês de serviço, considerando-se a fração igual ou superior a 15 dias de trabalho.

A primeira parcela da gratificação equivale à metade do salário, sem descontos e deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda parcela sofrerá os descontos devidos e será paga até 20 de dezembro. As faltas legais e justificadas não serão deduzidas do pagamento.

O empregado que optou pela antecipação do 13º nas férias receberá somente a segunda parcela.

 

Regras para pagamento do 13º do comissionista

O pagamento do 13º salário do empregado comissionista puro ou misto, deverá obedecer às regras da cláusula 14, letra ‘c’ da Convenção Coletiva de Trabalho.

Considerando que a CCT prevê a média das comissões e DSRs auferidos de julho a dezembro do respectivo ano e muitas empresas não terão as variáveis de novembro e dezembro para compor o cálculo, orientamos fazer a média da seguinte forma:

  • – 1º: apurar a remuneração de julho a outubro para pagamento da 1º parcela, até 30 de novembro;
  • – 2º: apurar a remuneração de julho a novembro para pagar a 2ª parcela, até 20 de dezembro;
  • – 3º : apurar a remuneração de julho a dezembro para pagar eventual diferença até o 5º dia útil do mês de janeiro, descontando-se os valores já pagos.

Em se tratando de comissionista misto, a média apurada deve ser somada à parte fixa do salário para cálculo das parcelas da gratificação, respeitando os avos que o empregado tem direito, de acordo com sua data de admissão.

Dúvidas sobre esse assunto?

Utilize o serviço de consultoria contábil e assessoria jurídica do Sindilojas-SP, que possui ampla equipe de apoio , sem limites de consultas para empresas em situação regular com suas contribuições.

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?