Legislação & Tributação

2018: o ano dos feriados prolongados

1 de janeiro de 2018

Nesse ano que se inicia, o Brasil terá 13 feriados nacionais (incluindo pontos facultativos). Desses, 10 poderão ser feriados prolongados, visto que as datas comemorativas recairão no final ou começo da semana e muitas empresas emendam com a folga do fim de semana. Com isso, 2018 terá um feriado prolongado a mais do que no ano passado.

Na cidade de São Paulo, ainda entram na conta dos feriados o dia 25 de janeiro, aniversário do município, e 20 de novembro, dia da Consciência Negra. As datas caem, respectivamente, em uma quinta e uma terça-feira.

Somando os feriados municipais e nacionais, a capital paulista terá 16 dias de “folga”. Se contabilizarmos todas as possíveis emendas, pulamos para 21 dias. O resultado? Prejuízo ao comércio. Pesquisas recentes apontam para uma perda de mais de R$10 bilhões para o país, sendo quase 10% desse valor concentrado na cidade de São Paulo.

O grande número de feriados prolongados reduz a produção econômica, uma vez que as pessoas trabalham menos e, quem contabiliza a comissão no final do mês por exemplo, recebe menos. Menos dinheiro circulando, menos vendas no comércio, mas com os mesmos custos. É uma bola de neve.

Para que os prejuízos sejam minimizados, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas –SP) reivindica há anos que os feriados que caiam durante a semana sejam transferidos para as segundas-feiras. “Dessa maneira eliminamos as pontes e consequentemente os prejuízos das empresas”, avalia Ruy Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

 

Confira a lista dos feriados de 2018

Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)

Aniversário de São Paulo – 25 de Janeiro (Quinta)

Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça) | Obs: facultativo

Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta) | Obs: facultativo

Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)

Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)

Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)

Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)

Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)

Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)

Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)

Finados – 2 de Novembro (Sexta)

Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)

Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça)

Natal – 25 de Dezembro (Terça)

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?