PROGERH

3° Encontro PROGERH: retenção de talentos sem elevar custos

15 de fevereiro de 2023

O 3° Encontro PROGERH (Programa de Gestão de RH para Empresas do Comércio Varejista), promovido pelo Sindilojas-SP, foi realizado no último dia 14/02, sob a temática do desafio da retenção de talentos dentro das organizações sem elevar os custos destas.

Com um quórum qualificado e participativo, representado por profissionais das áreas de Recursos Humanos ligados às empresas do varejo, o evento contou com exposições enriquecedoras dos palestrantes especializados no assunto em questão, que comandaram dois painéis, conforme abaixo:

Inteligência Emocional

No primeiro painel, a palestrante Wanda Sanchez discorreu sobre alguns pilares da inteligência emocional e sua importância para o gerenciamento de pessoas e ambientes. Nesse sentido, relembrou que o desenvolvimento dessa habilidade e a necessidade de exercitá-la permitirá uma condução equilibrada e mais assertiva diante das nuances circunstanciais do universo corporativo, que envolve questões de desempenho individual e, principalmente, de resultados.

Nesse sentido, foi ressaltado que os “fios condutores” desse processo são o autoconhecimento, como forma de percepção das próprias tendências e o fomento ao controle das emoções, bem como a disseminação do conceito de automotivação entre todos os colaboradores, objetivando promover uma atmosfera de entendimento e consciência acerca dos graus de importância das tarefas individuais como parte do todo. Tais elementos trazem, por si mesmos, a valorização do trabalho e o senso de pertencimento dos membros da equipe à instituição, o que tende a contribuir para a redução dos índices de turnover e a consequente retenção de talentos.

                Wanda Sanchez comandou o primeiro painel  do 3° Encontro do PROGERH

Remuneração Variável

Já na segunda parte do encontro, o especialista e consultor de Recursos Humanos, Celso Bazzola, dissertou sobre a estratégia da Remuneração Variável, que é uma forma alternativa de bonificar o colaborador pelo resultado obtido, podendo ser implementada de diversas formas, tendo aderência por parte de empresas conceitualmente mais modernas.

Via de regra, segundo Celso, é uma maneira das organizações blindarem o seu caixa do salário fixo, ao passo que estimula os desempenhos e valoriza o trabalho da equipe, como forma de contribuir, igualmente, para a redução da incidência da rotatividade de colaboradores e a retenção de talentos.

Nesse painel, foi ressaltada a questão relevante dessa forma de remuneração possuir um engajamento muito maior por parte da força de trabalho do que pelo modo convencional, destacando, ainda, ser uma espécie de mito o conceito que indica uma suposta necessidade de haver empresas com formato ideal para adesão à essa prática. Para Celso, essa medida é aplicável a toda e qualquer corporação, seja pequena, média ou grande, sendo necessário apenas, para isso, a empresa estabelecer, de maneira precisa, os indicadores de resultados.

Nesse sentido, as empresas de pequeno porte seriam ainda mais beneficiadas com a prática da remuneração variável, pois, ao não possuir um poder financeiro muito elevado, podem, dessa maneira, trazer os colaboradores ao seu lado para a obtenção dos resultados.

 

                        Celso Bazzola em ação, no 3° Encontro do PROGERH, na sede do Sindilojas-SP

Premiação

Ao final do encontro, uma das participantes presentes ao evento foi contemplada com uma sessão de psicologia positiva, uma das consultorias oferecidas pela Alto Contato, representada pela palestrante Wanda Sanchez, que consiste em reforçar a importância das emoções e dos relacionamentos positivos na promoção do bem-estar, considerando apenas os aspectos saudáveis do indivíduo, o que contribui para a melhora dos aspectos presentes no clima organizacional, e, por consequência, no engajamento da equipe de trabalho.

A premiada com a sessão gratuita foi a Coordenadora de RH da empresa Alergoshop, do segmento de produtos antialérgicos, Cida Izidoro Costa.

                                      Cida, da Alergoshop e a Consultora Wanda Sanchez

 

Como de praxe, os encontros do PROGERH visam estimular uma ampla interação entre os profissionais de RH, permitindo um proveitoso e rico debate que fomente reflexões e promova maneiras de entender e lidar melhor com os principais desafios do setor. Clique aqui para conhecer o programa e fazer a sua inscrição!

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?