Feiras funcionam como vitrines para captação de clientes e negócios
Fonte: FecomercioSP
Segundo a União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe), mais de duas mil feiras de negócios foram realizadas no País em 2015. Das empresas expositoras, 56% visavam captação de clientes, 15% compareceram para apresentar novidades ao mercado, e 11%, para ações de relacionamento. A possibilidade de obter sucesso por meio da participação nesses encontros já é conhecida, mas depende de planejamento estratégico.
De acordo com a assessoria técnica da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o empresário precisa elaborar uma lista com as principais feiras do seu segmento, incluindo público-alvo, perfil dos participantes, além de investidores e possíveis concorrentes que estarão presentes.
O planejamento deve começar com um projeto criterioso, estabelecendo objetivos empresariais e como alcançá-los. Uma dica é detalhar os custos envolvidos – como taxas, deslocamento, estadia, material de divulgação e equipe que permanecerá no estande.
Quanto ao local de exposição, a escolha dependerá das metas traçadas. Geralmente, a entrada do pavilhão é direcionada às companhias que desejam distribuir sacolas e brindes promocionais, uma vez que os participantes irão percorrer o evento todo expondo sua marca. Já para a divulgação de um produto ou serviço mais técnico, estandes centrais, fora da aglomeração de áreas como recepção, lanchonetes e banheiros, são a opção mais apropriada.
Banners ou placas ajudam a promover o estande, chamando atenção do público. Realizar sorteios e oferecer brindese até alimentos, como doces e café, são diferenciais.
Pós-feira
Passado o evento, é indicado fazer uma avaliação dos resultados, levando em consideração, por exemplo, faturamento (em caso de negócios fechados), número de relações comerciais, desempenho com as promoções e ganho de imagem com exposição na feira.
É fundamental dar continuidade aos contatos, estabelecendo um cronograma para realizar visitas a novos clientes e fornecedores e enviar material promocional, amostras grátis e orçamentos prometidos., entre outras ações.