Saiba qual é o melhor regime tributário para sua empresa
O regime tributário é um sistema que estabelece a carga tributária relacionada a pessoas jurídicas. Você pode escolher qual o melhor regime tributário para sua empresa, sabia? Aliás, mesmo se sua empresa atuar em formato de e-commerce, ela está sujeita à tributação.
Existem basicamente 3 regimes tributários: o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Cada empresa se enquadra em um desses regimes com base no seu porte, no tipo de atividade exercida e no faturamento.
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Lucro Real
O Lucro Real é a forma de apuração mais próxima da realidade operacional das empresas, que considera de forma mais completa e precisa os fatos geradores. Entretanto demanda um detalhamento muito grande, e exige das empresas uma boa estrutura de organização e conhecimento.
Lucro Presumido
Já o Lucro Presumido não demanda um controle tão efetivo, pois sua apuração é mais simplificada. Porém, seus percentuais de presunção de lucro geralmente são mais elevados. Por esta razão, o impacto tributário nos valores apurados deve ser objeto de estudo.
Como escolher entre Lucro Real ou Presumido?
A resposta é planejamento tributário. A elisão fiscal, mais conhecida como planejamento tributário, é a gestão que visa reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas.
Toda empresa, de forma lícita, tem o direito de estruturar o seu negócio da melhor maneira, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos pago aos cofres públicos, já que hoje a carga tributária representa importante parcela dos custos das empresas, senão a maior.
Como qualquer planejamento, é de fundamental importância que a empresa envolvida tenha total controle de seus gastos tributários por meio de softwares e controles paralelos como planilhas, para que haja um acompanhamento diário de suas operações financeiras.
Este controle é essencial para que todo bom administrador tenha conhecimento e capacidade de analisar, conciliar e verificar todas as opções existentes de tributação, nos diversos e amplos aspectos que envolvam o seu negócio, pois com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.
Portanto, a elaboração do planejamento tributário é um importante passo para alcançar o equilíbrio financeiro.
Como o Sindilojas-SP pode ajudar?
O Sindilojas-SP entende que a premissa do planejamento tributário é a legalidade e acredita que existem, sim, meios de diminuir o impacto tributário sobre o seu comércio.
O planejamento tributário e o controle financeiro são armas estratégicas para que as empresas sejam capazes de tomar novas decisões, determinar suas metas a curto e longo prazo e instituir futuras projeções com maior segurança.