Datas comerciais: trabalho temporário é opção para suprir demanda
A contratação de trabalhadores temporários surge como boa alternativa para atender o aumento da demanda no comércio, como no Dia das Crianças : saiba como contratar corretamente.
A aproximação do Dia das Crianças, data sazonal em que o comércio registra aumento considerável na procura por roupas, brinquedos e diversos outros itens infantis, representa uma boa notícia para os lojistas, na busca pelo impulso nas vendas e a preparação para os períodos sazonais de fim de ano. Esse preparo passa, entre outras coisas, pela preocupação para que a equipe de funcionários conte com número suficiente, no sentido de atender de maneira eficiente o habitual e significativo aumento nas operações comerciais.
Regras para contratação
A Reforma Trabalhista facilitou e criou diversas possibilidades de contratação, com bem menos burocracia do que antes, sendo essencial que o negócio efetue essas admissões conforme estabelece a lei, garantindo todos os direitos dos empregados e observando as normas que a modalidade estipula.
No caso do trabalhador temporário, a empresa precisa celebrar um contrato com data prevista de encerramento. Entretanto, diferentemente do modelo de contratação efetiva, que é efetuada de maneira direta entre a organização e o colaborador, o vínculo temporário necessita da participação de um intermediário, pois a legislação atual não permite que as empresas contratem temporários de maneira direta. Assim, o estabelecimento interessado na modalidade deve procurar uma instituição de contrato temporário, a qual, mediante um contrato de prestação de serviços, disponibilizará empregados em caráter provisório.
Desse modo, é essa intermediária que ficará responsável por estabelecer esse vínculo empregatício, efetuar o pagamento dos salários e arcar com todos os encargos laborais e previdenciários, e não a companhia para qual o funcionário prestará serviços – o que não a desautoriza a lhe dar ordens dentro do seu campo de atuação.
Além da possibilidade da cobertura para os períodos de alta demanda, que variam conforme o setor, a legislação ainda permite recrutar temporários para substituir provisoriamente um profissional efetivo afastado, como durante férias ou licença de qualquer natureza.
Outros benefícios
Vale dizer que a contratação temporária tem se mostrado a modalidade adequada e ideal para suprir as necessidades das empresas, diante da elevação no volume de vendas, proporcionando, também, uma boa oportunidade para o empreendimento garimpar bons profissionais e recontratar para o Natal os funcionários que se destacarem. É, igualmente, uma contribuição com a dinâmica da economia em linhas gerais, pois possibilita a conquista do primeiro emprego para muitos desses colaboradores.
Parcerias Sindilojas-SP
Dúvidas sobre esse assunto?
O Sindilojas-SP possui ampla equipe de apoio que presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas. Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.