Medicina Ocupacional

Criada nova plataforma digital para emissão de atestados médicos

30 de setembro de 2024

O Conselho Federal de Medicina (CFM), acaba de lançar o app ATESTA CFM, uma plataforma digital que vai oferecer à sociedade, serviços gratuitos de validação e chancela de atestados médicos emitidos no país. Um dos objetivos da criação dessa plataforma é combater fraudes e outras irregularidades na emissão desses documentos.

Com isso, o médico será notificado de todos os documentos emitidos em seu nome e CRM, os trabalhadores poderão verificar seu histórico de atestados e as empresas poderão verificar a autenticidade dos atestados entregues.

O trabalhador não precisará entregar o atestado pessoalmente na empresa, basta que ele autorize o médico a enviá-lo pelo sistema (conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados) e o empregador receberá automaticamente o documento digital.

Sem esse aval, o empregado terá de levar o atestado na forma física, em mãos, mas impresso em formulário que atenda aos requisitos do sistema.

A plataforma ATESTA CFM, instituída pela Resolução nº 2.382, promoverá ainda mais agilidade, organização e segurança na gestão dos atestados médicos pelas empresas, promovendo a redução de custos com armazenamento de documentos e pagamentos de benefícios aos colaboradores indevidamente ausentes.

Leia também: Atestado de Saúde Ocupacional e Plataforma ATESTA CFM

Importante mencionar ainda que se o paciente não quiser mencionar o CID, o documento será aceito, mas a empresa poderá encaminhar o funcionário ao médico do trabalho.

Cronograma do Projeto

  • 1º – Resolução publicada em 06/09/2024
  • 2º – Resolução em vigor em 05/11/2024
  • 3º – Resolução em obrigatoriedade em 05/03/2025

O fim da fraude com atestados médicos

Muitas empresas, ao receberem atestados médicos de se seus colaboradores e verificarem a autenticidade deles junto às clínicas ou hospitais, descobrem, em alguns casos, que o empregado sequer passou em consulta naquele local. Ou ainda, constatam que o atestado foi adulterado, com alteração dos dias de afastamento.

Essa conduta quando devidamente comprovada, dá à empresa o direito de rescindir o contrato por justa causa, pela quebra de confiança.

Com a emissão dos atestados por meio da ATESTA CFM, as empresas não precisarão mais aferir a veracidade dos documentos junto aos hospitais ou clínicas médica, pois terão a garantia da autenticidade dos mesmos.

Utilize os serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todos os pontos do assunto em questão. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

Programa de Medicina Ocupacional

O Programa de Medicina Ocupacional é um conjunto de normas (NR’s) que devem ser implantadas no ambiente de trabalho como garantia de qualidade e prevenção de acidentes e doenças ao trabalhador.

Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. São de observância obrigatória pelas empresas que possuam 01 ou mais empregados regidos pela CLT, variando de acordo com o nível de risco da atividade exercida.

Atento às necessidades de seus associados, o Sindilojas-SP implantou o Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional, passando a oferecer todos os programas obrigatórios a um custo totalmente diferenciado. Clique aqui, conheça melhor e surpreenda-se!

Ou, ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?