
Caminhos de gestão na integração físico x digital no setor de móveis
Com o avanço da digitalização, lojistas do setor de moveis apostam na integração de canais para manter a competitividade e conquistar novos públicos.
A digitalização no varejo não é mais uma tendência futura — é uma realidade que avança rapidamente, inclusive no setor de móveis. Com mudanças no comportamento do consumidor e o crescimento do comércio eletrônico, lojistas que integram canais físicos e digitais têm conquistado vantagem competitiva no mercado.
Loja Física x Loja Virtual
O processo de compra de móveis passou por uma mudança considerável com a ascensão das lojas virtuais. Para muitos consumidores, a jornada de compra começa online, onde eles podem pesquisar, comparar preços e visualizar produtos com facilidade. A loja física, por outro lado, ainda mantém seu apelo no momento da compra final, especialmente para itens de maior porte, como sofás e camas, que exigem uma experiência tátil e visual mais detalhada.
No entanto, o impacto da loja virtual no processo de compra de móveis é claro. De acordo com pesquisas recentes, cerca de 70% dos consumidores começam sua jornada de compra de móveis na internet, utilizando sites e redes sociais para buscar referências e avaliar modelos. Isso significa que, mesmo que o consumidor possa comprar o produto na loja física, a experiência de pesquisa e comparação online é um fator determinante para a decisão de compra.
Integração
No varejo de móveis, essa integração exige atenção especial à experiência do cliente, logística de entrega, gestão de estoque e qualidade no atendimento remoto. O uso de redes sociais, e-commerce, catálogos digitais e ferramentas como o WhatsApp têm se mostrado eficaz para ampliar a presença da marca e impulsionar as vendas.
Para muitos empresários, a digitalização começa com pequenos passos, como a criação de perfis nas redes sociais ou o uso de plataformas acessíveis para montar uma loja virtual. A capacitação da equipe e a adaptação de processos internos são etapas importantes para garantir a consistência entre os canais.
Além disso, a integração entre sistemas de vendas, estoque e atendimento tem sido decisiva para evitar conflitos de informação e oferecer ao consumidor uma experiência fluida — seja na loja física ou online.
Câmaras Setoriais
No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402