
Varejo Pet se reúne no Sindilojas-SP para debate sobre PLs
Empresários e representantes de empresas do comércio de Pet Shop da capital paulista se reuniram na manhã do dia 15/10, na sede do Sindilojas-SP, a convite da entidade, como parte das ações da Câmara Setorial dos Lojistas do setor.
Na manhã do último dia 15 de outubro, o Sindilojas-SP promoveu em sua sede, no Centro Histórico da capital paulista, novo encontro de empresários do setor de Pet Shop, como parte integrante das ações das Câmaras Setoriais da entidade, idealizadas para discussão de diversos assuntos que se relacionam com os negócios e que possam representar um entrave para o desenvolvimento das empresas.
Projetos de Lei que impactam a categoria
O referido encontro teve como tema a explanação e abordagem de Projetos de Lei que tendem a impactar diretamente na atividade empreendedora da categoria Pet, implicando nas seguintes obrigatoriedades:
- Regulamentação do ofício de banhista e tosador;
- Instalação de circuito interno de câmeras em estabelecimentos;
- Presença de médico-veterinário no interior das lojas
Os lojistas presentes manifestaram suas ponderações e preocupações sobre essas proposições legislativas, referentes aos desdobramentos no dia a dia do comércio lojista do setor, promovendo debates que objetivaram encontrar vias de enfrentamento e caminhos de conciliação, relacionadas ao teor dos PLs e a realidade econômica/cotidiana das empresas da categoria, com suas experiências e percalços.
Diante disso, o Sindilojas-SP reiterou seu posicionamento em defesa dos empresários do setor, reforçando sua atuação de procura pelo diálogo junto ao Poder Legislativo, buscando soluções que considerem a realidade dos empresários, sempre com equilíbrio entre os aspectos econômicos e à causa de proteção animal.
Leia também: Opinião: Projetos de Lei que impactam o setor de Pet Shop
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Redução da Jornada de Trabalho
Outra preocupação do setor são as PECs (Proposta de Emenda a Constituição) que visam reduzir a jornada de trabalho (PEC 148/2015 e PEC 8/2025). Tais situações aumentariam consideravelmente os custos para as empresas, podendo levar a um resultado diferente daquele ao qual foram criadas. Isso geraria, portanto, desemprego, pejotização, trabalho informal e a troca da mão de obra pela automatização – sendo este, em alguns casos, o único recurso viável para manter a empresa funcionando.
Sobre a Câmara Setorial dos Lojistas de Pet Shop
No Sindilojas-SP, as empresas representadas têm Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402