Delegacia cibernética chega para combater fraudes no e-commerce
*Fonte: Portal Gov.br
Recentemente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou, em São Paulo, sua Delegacia Cibernética. A estrutura funcionará na Rua Teixeira da Silva, nº 217, na Vila Mariana — mesmo endereço da Defensoria Pública da União.
A unidade começou a operar no dia da Black Friday, período de maior movimentação do comércio eletrônico, e estará integrada ao Guardião Digital, plataforma de inteligência artificial criada para monitorar sites e marketplaces e detectar anúncios suspeitos de produtos ou instrumentos irregulares.
Como funcionará o sistema?
Combinando recursos de IA e o conhecimento técnico do Inmetro, o sistema fará o cruzamento automático de dados com bases oficiais de produtos certificados. Ao identificar possíveis irregularidades, a Delegacia Cibernética avisará a plataforma de e-commerce para orientar a retirada do anúncio e notificará o responsável. Se a irregularidade for confirmada, o Inmetro adotará as medidas legais cabíveis, que incluem a emissão de auto de infração e multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.
A criação da Delegacia tem como objetivo enfrentar o crescimento das fraudes digitais no comércio on-line, especialmente a oferta de itens sem certificação ou registro obrigatório, instrumentos sem aprovação técnica, produtos com informações adulteradas ou selos do Inmetro usados de forma enganosa. A unidade fará uso de inteligência artificial, análise de dados e sistemas especializados para rastrear não conformidades e recomendar a remoção de anúncios ilegais.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destaca que a iniciativa reforça a atuação do Instituto no ambiente virtual. Segundo ele, a Delegacia Cibernética permitirá respostas mais rápidas e precisas. “Com a inteligência artificial, ampliamos nossa capacidade de monitoramento do mercado digital, aumentando a segurança do consumidor e garantindo condições justas para quem atua dentro das normas. Nossa missão é proteger o comprador, combater fraudes e promover concorrência leal”, afirma.
Monitoramento inicial
No primeiro momento, o Guardião Digital acompanhará quatro categorias de produtos consideradas prioritárias: fios e cabos elétricos, balanças comerciais, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Gradualmente, os demais itens regulados pelo Inmetro serão integrados à plataforma, ampliando o alcance da fiscalização digital. O sistema analisará minuciosamente cada anúncio suspeito, relacionando dados técnicos, informações de certificação e requisitos de segurança, o que agiliza a identificação de irregularidades.
A Delegacia Cibernética atuará de forma articulada com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, que reúne os órgãos delegados do Inmetro em todo o país e é responsável pela execução das ações de fiscalização e controle de qualidade.
Na Capital de São Paulo, o Sindilojas-SP é a entidade representativa do comércio lojista. Conheça os diversos produtos, serviços e assessorias à sua disposição. Associe-se!
Central de Atendimento Sindilojas-SP
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402
