Notícias do Comitê de Assuntos Metropolitanos

Prefeitura avança na revitalização da Praça do Patriarca e Viaduto do Chá

6 de julho de 2026

*Imagem: Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo dará início a um amplo projeto de revitalização da Praça do Patriarca e do Viaduto do Chá, com investimento estimado em R$ 75,5 milhões. A iniciativa tem como objetivo restaurar importantes patrimônios históricos e promover a requalificação da região central da capital.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e pela SPObras, as intervenções integram o conjunto de ações voltadas à recuperação do centro da cidade. As obras têm início previsto para agosto de 2026 e deverão ser concluídas em até dois anos.

Praça do Patriarca

Na Praça do Patriarca, o projeto prevê a restauração do piso histórico, com a recomposição do tradicional mosaico português e a instalação de novos balizadores de proteção. A área também receberá novas árvores, melhorias na rede de drenagem e a transferência da estátua de José Bonifácio para o eixo central da praça.

Outro destaque é a recuperação completa da marquise projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, instalada no local em 2002. A estrutura contará com um gradil retrátil para proteger o acesso à Galeria Prestes Maia, ampliar a circulação de pedestres em direção ao Vale do Anhangabaú e preservar um espaço que atualmente apresenta sinais de deterioração e baixo uso.

Viaduto do Chá

No Viaduto do Chá, as obras incluem a substituição integral do piso das calçadas por revestimento em granito, preservando o padrão atual de cores e paginação. Também serão implantadas baias para embarque e desembarque, além da execução de serviços de recuperação estrutural em toda a extensão do viaduto e da eliminação de pontos de infiltração, beneficiando igualmente as galerias Prestes Maia e Formosa. O projeto contempla ainda a restauração dos tradicionais guarda-corpos do viaduto.

Outras intervenções

A revitalização prevê, ainda, a instalação do Bonde Histórico de São Paulo ao lado do Edifício Alexandre Mackenzie, que funcionará como atração turística e centro de informações aos visitantes. Também será implantada uma nova base modular da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na região. O entorno do Theatro Municipal receberá novo pavimento, com foco na ampliação da acessibilidade e na melhoria da circulação de pedestres.

Comitê de Assuntos Metropolitanos

Dentro da sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Comitê de Assuntos Metropolitanos. O objetivo do comitê é trazer a visão dos empresários do comércio da capital para cooperar com as autoridades públicas na solução de algumas das principais ocorrências, como:

  • Cracolândia
  • Segurança Pública
  • Serviços públicos
  • Transporte
  • Revitalização
  • Ruas Temáticas
  • Obras públicas e consequências
  • Urbanização
  • Outras

CLIQUE AQUI e acompanhe o que já foi objeto de atenção do grupo de trabalho.

Para saber mais sobre o Comitê de Assuntos Metropolitanos do Sindilojas-SP, relatar problemas, oferecer sugestões e opiniões, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8400.

Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!

Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!