PROGERH

A “cultura do feedback” em foco no 9° Encontro do PROGERH

17 de abril de 2024

Contando com um quórum numeroso, qualificado e participativo, o 9° Encontro do PROGERH – Programa de Gestão de RH para o Varejo, abordou os aspectos e os elementos do que se convenciona chamar, dentro dos conceitos mais modernos da gestão de RH, de “cultura do feedback”, condensada nos princípios da liderança inspiradora e da inteligência emocional.

A palestrante Claúdia Cristina Araújo, consultora especializada em gestão para equipes no varejo e fundadora da CCA Treinamentos, enfatizou durante o evento, que a inteligência emocional é a chave para construir relações sólidas, sendo a liderança essencial para guiar equipes de forma eficaz, assim como o feedback construtivo se caracteriza como a ponte para o desenvolvimento contínuo.

Segundo Cláudia, esses são os ingredientes essenciais para fortalecer as equipes, o que resulta no crescimento dos lojistas e na lucratividade do negócio.

                                        Cláudia Araújo em ação no 9° Encontro do PROGERH

Liderança Inspiradora

Nesse tópico, foi enfatizada a necessidade do autoconhecimento como ação primordial na construção de um líder que efetivamente inspira, uma vez que esse processo permite identificar pontos positivos e negativos, e como eles podem ajudar ou atrapalhar  dia a dia na gestão das equipes.

Um outro ponto importante também apontado dentro dessa temática referiu-se ao poder da postura humilde no exercício da liderança, que possibilita aumentar o engajamento e a retenção perante o quadro de colaboradores.

                        Evento foi mediado por Sandra Cristina, da área de RH no varejo do Sindilojas-SP

Benefícios para os colaboradores

Em um outro momento significativo do evento, foi mencionado que, dentro dos processos de gerenciamento de equipes, a promoção da cultura do feedback e do exercício da liderança sadia e inspiradora, trazem, por necessidade e consequência, a geração de benefícios para as equipes, balizadas pelos tópicos abaixo:

  • Planos de carreira que mostrem a importância de continuar dentro da empresa
  • Exaltação dos acertos e orientação sobre os erros
  • Capacitação constante
  • Incentivos em ações/benefícios para a família dentro e fora da empresa
  • Apresentação e execução de projetos por parte dos colaboradores, de forma autônoma
  • Flexibilização de horários e adoção de práticas como o home office

                       Participante do 9° Encontro do PROGERH contemplado com consultoria gratuita

Confiança>Lucratividade

Cláudia ressaltou, igualmente, que , na medida em que um colaborador se sente mais feliz, e, principalmente, tem confiança no trabalho, maior será a lucratividade da empresa.

Por fim, a palestrante fez menção à expressão “felicidade corporativa”, que consiste no nascimento da conversão do trabalho em uma tarefa motivacional, que ajuda as pessoas a encontrarem seus pontos fortes, com a criação de espaços de diálogo, sendo essa uma medida importante para a efetiva implantação de uma cultura do feedback nos ambientes de trabalho.

PROGERH

O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.

Faça a sua inscrição no próximo encontro do PROGERH e venha discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para atingir resultados. Clique aqui para saber mais!  …

Ou, ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?