Representatividade

A importância do sindicato e das negociações

6 de outubro de 2020

O papel das entidades sindicais teve grande destaque nos últimos meses, quando o Brasil parou em razão da pandemia provocada pela Covid-19. Empresas interromperam repentinamente suas atividades e trabalhadores foram afastados pela decretação do estado de calamidade pública e quarentena. Nesse momento tão crítico para os empresários, o Sindilojas-SP se fez ainda mais presente e atuante.  Mesmo com o abalo financeiro sofrido pela reforma trabalhista que retirou o custeio dos sindicatos, mas, ao mesmo tempo deram-lhes enorme poder, o Sindilojas-SP cumpriu de forma eficiente sua função de representante da categoria do comércio de São Paulo.

 

É isso o que se espera de um sindicato atuante

Ao contrário do que muitos acreditam, a atuação desta entidade sindical não se restringe às negociações para firmar Convenção Coletiva anual, tanto que o Sindilojas-SP, vislumbrando o que viria pela frente em razão da pandemia, firmou, antes de qualquer medida governamental (numa difícil negociação com o sindicato laboral) Termo de Aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho, possibilitando que as empresas aplicassem o home office, banco de horas negativo e antecipação de férias. Essa ação rápida do Sindilojas-SP proporcionou segurança jurídica às empresas.

Outras medidas vieram e novos aditamentos foram firmados. Tudo isso contou, e ainda conta, com um árduo trabalho desenvolvido pela equipe do Sindilojas-SP que não parou um momento sequer.

Trabalhamos intensamente para manter toda a categoria informada sobre cada novidade ou mudança de cenário. Levamos informações por meio de boletins, lives, site, vídeos, mídia externa, etc. Ingressamos com ações coletivas, pleiteamos em todas as esferas a prorrogação de prazos, parcelamento de taxas e impostos, crédito para empresas, enviamos ofícios às autoridades públicas em prol de seus representados, entre outras inúmeras ações que podem ser conferidas no site da entidade.

 

Não paramos por aí

Criamos ainda o evento “Conversa com Empresários” cujo objetivo é conhecer os problemas, anseios, dúvidas e opiniões da categoria; distribuímos máscaras aos empresários no retorno às atividades e, em meio a tudo isso iniciamos as tratativas das negociações coletivas.

Os anseios da categoria são muitos, o momento é crítico, a economia está em estado grave, por isso as negociações precisam ser vistas com um olhar diferenciado.

Em razão dos problemas acarretados pela pandemia e da necessidade de retomada da economia, o Sindilojas-SP, após aprovação da assembleia e exaustiva negociação com o Sindicato dos Comerciários, firmou com este, termo de aditamento à Convenção Coletiva 2019/2020, até o fim do estado de calamidade pública.

Em meio a tanto desemprego e encerramento de empresas, é preciso que haja uma negociação equilibrada, pelo bem de todos os envolvidos. Por isso, esse aditamento prevê que as negociações terão início após esse período crítico possibilitando às empresas, neste momento, trabalhar tranquilamente aos domingos e feriados e focar seus esforços na retomada de seus negócios.

Sabemos que apesar de todo trabalho ainda temos muito a fazer, pois as necessidades dos empresários do comércio são enormes, mas isso não intimida o Sindilojas-SP, ao contrário, fortalece a entidade que luta por menos impostos, menos burocracia, mais incentivos às empresas e desonerações.

O fortalecimento da entidade que tanto tem feito pela categoria, depende da participação de todos. Contamos com vocês!

 

Dúvidas? A equipe do Sindilojas-SP está à disposição pelo 11 2858-8400,  pelo FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?