Notícias

Alta do dólar faz lojas de 1 a 99 trocarem importados por nacionais

8 de outubro de 2015

 

 

Fonte: www.expobrasilfeiras.com.br

Quando se espalharam pelo país na década de noventa, as antigas lojas de R$1,99 ofereciam praticamente apenas produtos importados e popularizaram o termo Made in China entre os consumidores. Nos últimos anos, as mudanças na economia e as fortes variações do dólar levaram os lojistas a investir na produção nacional, com produtos diferenciados e de maior valor agregado, assumindo inclusive um novo perfil, como setor de produtos de variedades de R$ 1 a R$ 99.

Atualmente, ao contrário do que muitos ainda pensam, é o Made in China que ocupa boa parte das prateleiras das lojas de 1 A  99. Um exemplo é a fabricante de utilidades domésticas de Campinas, no interior de São Paulo, Plasmarc, que em menos de quatro anos conseguiu estabilizar-se no mercado frente à concorrência dos produtos importados apostando em matéria prima diferenciada. “Normalmente, o importado trabalha com material acrílico ou melanina, já nossos produtos têm como base o polipropileno reciclado, que oferece menor custo e ainda tem o apelo de comprometimento com o meio ambiente”, explica o sócio diretor da empresa, Marcio Antonio Tonelotti.

A Plasmarc é uma das empresas que irão participar da 31ª Expo Brasil Feira – 1 A 99, que será realizada entre os dias 18 e 21 do próximo mês de outubro, no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Além de grandes lojas, nesta edição, a feira também contará com ilhas setoriais que irão reunir pequenos e médios fabricantes nacionais de diferentes regiões para incentivar ainda mais a indústria brasileira a competir no mercado. Os fabricantes da região de Pedreira, no interior paulista, por exemplo, esperam bons negócios no encontro. “Teremos cerca de dez quiosques na feira e a expectativa é aumentar as vendas de fim de ano em até 30% com a ajuda da exposição no evento”, afirma o presidente da ACEP (Associação Comercial de Pedreira), Celso Pagotti Júnior. A Expo Brasil Feira – 1 a 99 também conta dois outros eventos simultâneos:

2ª edição da Expo Bomboniere, com expositores da indústria de doces, balas e guloseimas – segmento cada vez maior dentro das lojas de variedades, lembrando que boa parte das compras de “candies” se dá por impulso.

3ª edição do Outlet Grandes Marcas, que trará preços especiais em produtos de grandes empresas como Tramontina, Globalização, Home Play, Hercules Mundial e Plasutil.


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?